por Marcos Júnior MichelettiO Estádio Conde Rodolfo Crespi, mais conhecido como Estádio da Rua Javari, no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, foi inaugurado em 10 de Novembro de 1929, e pertence ao Clube Atlético Juventus.
O nome, foi uma homenagem ao empresário italiano Rodolfo Crespi, falecido em 1939, dono do Cotonifício Crespi, primeiro estabelecimento brasileiro de fiação em escala industrial, situado nas proximidades onde foi erguido o estádio do clube de uniforme grená.
Com capacidade atual para 4000 pessoas, a Rua Javari registrou seu público recorde em 13 de julho de 1941, um domingo, quando 15.000 torcedores viram o Juventus ser derrotado pelo Corinthians por 3 a 1. Na ocasião, Carlinhos e Servílio colocaram o Timão em vantagem. Ferrari descontou para o Juventus e Teleco fez o terceiro para o Alvinegro, de acordo com o "Almanaque do Timão", de Celso Unzelte.
Em 6 de julho de 1957 foram inaugurados os refletores numa partida entre Juventus e Palmeiras, válida pelo Torneio Roberto Ugolini. Na ocasião, o Verdão venceu por 3 a 1, gols de Geo, Romeiro e Américo para os alviverdes. Neves descontou para o time da Mooca, segundo "A Gazeta Esportiva" do dia 21 de março de 1957.
A precariedade da iluminação e a má disposição de sua instalação, fez com que os holofotes fossem removidos, motivo pelo qual a equipe passou a realizar jogos apenas com luz natural.
Segundo Pelé, seu gol mais bonito aconteceu no estádio juventino, em 2 de agosto de 1959, diante do goleiro "Mão de Onça". Como não há nenhum registro de imagem do feito do Rei do Futebol, o cineasta Anibal Massaini Neto, no filme "Pelé Eterno", utilizou uma animação em computador para ilustrar o que muitos outros, além do jogador, também apontaram aquele como um gol genial e inesquecível.
Em 29 de agosto de 2006, um busto foi inaugurado na Rua Javari, em homenagem ao gol de Pelé. Naquela tarde fria paulistana, o Rei do Futebol descerrou a faixa do seu busto e deu o pontapé inicial em uma partida de veteranos, que contou com uma seleção formada por ex-jogadores de diversos times contra ex-jogadores do Juventus.
O estádio não fica junto ao clube (situado na Rua Juventus), e, após passar por uma reforma em suas instalações, em 2006, passou a contar com vários equipamentos que tornaram o pequeno estádio mais confortável, como cadeiras estofadas na tribuna de honra, assentos grená e branco na arquibancada coberta, placar eletrônico e ampliação do sistema de som, entre outros.