Rossi

Ex-meia do Botafogo, Santos e Cruzeiro
por Ednílson Valia/colaborou José Eustáquio Rodrigues Alves
 
Osvaldo Rossi, jogador do Botafogo, Santos e Cruzeiro nos anos 60, mora em Belo Horizonte (MG), no bairro Santa Efigênia, é treinador de futebol e comandou por um bom tempo as equipes juvenis do time da Raposa.
 
Rossi iniciou sua carreira nas categorias de base do Cruzeiro, mas rapidamente se transferiu para o Rio de Janeiro para defender a camisa alvinegra do Botafogo. Ficou no time de General Severiano de 1954 a 62 e lá, como reserva do maravilhoso Didi, foi campeão carioca de 57.

Do Fogão, voltou para o Cruzeiro em uma rápida passagem. Em 1963, participou da vitoriosa campanha da Seleção Mineira no Campeonato Brasileiro de Seleções. O time era formado por Marcial, Massinha, Wilian, Procópio e Geraldino; Hilton Chaves e Amauri Horta; Luis Carlos, Rossi, Marco Antônio e Ari.
 
Naquele mesmo ano, Rossi foi negociado com o Santos e fez parte do vitorioso elenco alvinegro campeão da Libertadores, contra o Boca Juniors, e do Mundial, contra o Milan.

Após sair do Santos, em 1966, ele ainda teve passagens pelo Náutico e pela Portuguesa Santista antes de pendurar as chuteiras, em 1969, jogando pelo Coritiba.

Depois de encerrar a carreira como jogador, Osvaldo Rossi foi treinador das divisões de base do Cruzeiro e de alguns outros times do interior de Minas Gerais. Nascido em Belo Horizonte (MG), no dia 5 de outubro de 1937, ele é casado, tem três filhos e cinco netos.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES