Robinho, o Robson de Souza, nascido em São Vicente no dia 25 de janeiro de 1984, atualmente está detido na Penitenciária Doutor José Augusto César Salgado, em Tremembé, interior de São Paulo, condenado por estupro coletivo na Itália em 2013.
Em 19 de janeiro de 2022 foi definitivamente condenado a nove anos de prisão por estuprar uma mulher albanesa (em terceira instância) pela Justiça Italiana. O crime foi cometido em 2013, em Milão. Em outubro de 2022, o Ministério da Justiça da Itália pediu a extradição de Robinho.
Em 20 de março de 2024, nove ministros da corte especial do STJ votaram a favor da Justiça italiana pela prisão imediata de Robinho no Brasil. Dois ministros votaram contra.
PRISÃO
Robinho foi preso na noite de 21 de março de 2024. O ofício para a execução da pena foi enviado para a Justiça Federal de Santos e ele foi encaminhado ao sitema prisional da cidade.
TRAJETÓRIA NOS GRAMADOS
Robinho foi revelado pelo clube Portuários, de São Vicente (SP). De lá, foi para a Vila Belmiro.
Das categorias de base do Santos, o "Rei das Pedaladas" seguiu para o time profissional em 2002. Em 2005, bicampeão brasileiro e figurinha carimbada nas convocações da seleção, se transferiu ao Real Madrid por US$ 30 milhões.
Três anos mais tarde, o craque foi comprado por 40 milhões de euros pelo Manchester City. Embora rico, Robinho ainda se lembra do tempo em que um sanduíche de mortadela era tão gostoso quanto caviar.
O menino da Vila foi jogar no Milan da Itália, mas em agosto de 2014 foi emprestado ao Santos, novamente.
Depois de quase um ano após voltar ao Santos para sua terceira passagem pelo clube, Robinho foi anunciado no dia 16 de julho de 2015 como reforço do Guangzhou Evergande, clube chinês então treinado pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari. Em 2016, foi contratado pelo Atlético-MG, e no Galo conquistou o Campeonato Mineiro de 2017.
Em janeiro de 2018, Robinho foi anunciado como reforço do Sivasspor, da Turquia. Neste mesmo país, defendeu o İstanbul Başakşehir, entre 2019 e 2020.
Em outubro de 2020 assinou contrato com o Santos, por cinco anos. Porém, por conta do processo em curso na Justiça Italiana, por estupro, a diretoria voltou atrás da decisão, suspendendo o vínculo.
Em 4 de julho de 2022, aos 38 anos, anunciou sua aposentadoria do futebol.