por Diogo Miloni
Roberto Goicochea, ou Goycochea, foi símbolo de idoneidade com o apito. Ex-árbitro de futebol, o argentino tornou-se um mito entre os homens de preto. Em 22 de junho de 2000, aos 74 anos, faleceu em Avellaneda, província de Buenos Aires.
Nascido em 1924, começou sua carreira de juiz aos 33 anos na Primeira Divisão do futebol argentino. Ganhou notoriedade pela coerência de seus critérios e logo migrou para o Brasil, onde se tornaria, ao lado de Armando Marques, um dos principais nomes da arbitragem nacional.
Foram 16 anos como árbitro profissional, alcançando grandes feitos como representar seu país na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra, quando dirigiu o jogo entre Hungria e Bulgária. Entre outras partidas históricas que o argentino participou, uma delas aconteceu em 6 de março de 1968, quando o Corinthians quebrou o tabu de 11 anos sem vencer o Santos de Pelé.
Símbolo de qualidade, ao aposentar-se em 1975, Roberto Goicochea foi convidado pela Federação Argentina de Arbitragem para assumir o cargo de diretor da entidade e ensinar seus conhecimentos para os jovens juízes. Posteriormente, também foi contratado pela Fifa para atuar com os árbitros do quadro internacional.
Parabéns, Edilson Capetinha! Ex-atacante completa 55 anos!
Atleta brilhou no Corinthians entre 1997 e 2000. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoCorinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros
Campeonato Brasileiro de Kart abre inscrições e divulga regulamento da 60ª edição
Saudade: Beckenbauer, campeão como jogador e treinador da Alemanha, completaria 80 anos
Paulistanos poderão ver Felipe Massa andando com seu Stock Car em ruas da capital no próximo domingo
Feliz aniversário, Dinei! Tricampeão brasileiro pelo Timão completa 55 anos
Achados & Perdidos: Brasil sofria goleada para a Espanha na estreia de Falcão como treinador, há 35 anos
Olhos no retrovisor: Christian e Wilsinho Fittipaldi em comercial de aparelho para barbear
Achados & Perdidos: Relembre narradores históricos da Rádio Nacional-RJ, que completa 89 anos