Ricardo Longhi, ótimo lateral-esquerdo campeão paulista pelo Palmeiras e 1976, mora no Parque São Domingos em Pirituba, São Paulo, tem dois filhos Pablo Ricardo e Cadja) e dois netos (Giovanna e Lucca Mauí, filhos do Pablo, residentes em Aracaju.
Natural de São Paulo, do bairro da Lapa, Ricardo nasceu em 25 de setembro de 1953, e desde 2002 trabalha no Jaraguá Clube Campestre, nas categorias de base e adulto.
Revelado pelo Palmeiras na Copa São Paulo de 1973, Ricardo e muitos outros talentosos garotos não tiveram chance no Verdão, que na ocasião tinha uma equipe fortíssima e um elenco praticamente "fechado". Assim, foi emprestado ao Paysandu-PA em 1974, onde jogou, entre outros, ao lado do saudoso Adilson Miranda(1950-1980), sendo vice-campeão paraense.
Ainda com passe vinculado ao Palmeiras, Ricardo novamente foi emprestado, desta vez para o Juventude-RS, onde conquistou a Copa Governador do Estado (exclusiva para equipes do interior), derrotando na final (por pênaltis) o Caxias, que tinha como zagueiro Luiz Felipe Scolari.
Zeca, então titular da lateral-esquerda esmeraldina em 1975, teve uma séria contusão no joelho e passou por uma (mal) sucedida cirurgia, o que fez Donizetti ser galgado à titularidade.
Porém, Dino Sani, então técnico do Palmeiras, não estava satisfeito, e chamou dois jovens para que cada um fizesse três partidas pela equipe titular, deixando claro que se não aproveitassem a chance seriam emprestados.
Ricardo foi muito bem na disputa de posição com Valdir, e acabou jogando por toda a temporada de 1976. Zeca, por sua vez, sofrendo com o joelho, retornou em um clássico com o Corinthians em 1977 e novamente sentiu a contusão, em uma dividida com Zé Maria, o que o fez abandonar o futebol.
Ricardo Longhi atuou em 90 partidas pelo Palmeiras, com 51 vitórias, 29 empates e dez derrotas), segundo o "Almanaque do Palmeiras", de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.
Ainda no "Almanaque do Verdão", consta que Ricardo marcou um único gol pelo time de Palestra Itália, o que o próprio Ricardo confirma, foi em uma vitória sobre a Ferroviária por 4 a 2, em jogo disputado no Parque Antártica no dia 21 de abril de 1977, uma quinta-feira à noite, válido pelo primeiro turno do Campeonato Paulista.
TREINADOR
Ricardo Longhi fez estágio no Nacional, da Comendador Souza, e no São Paulo Futebol Clube com o treinador Cilinho. Longhi jogou também no Bahia, Santo André, Goiás, Paysandu, Juventude, Leônico da Bahia, Maringá, Pinheiros do Paraná e nos juvenis do São Paulo e Palmeiras.
Como treinador, conquistou pela categoria Máster do Jaraguá Clube Campestre, a Copa Caribe 2006, realizada em Cancín, no México.