por Marcos Júnior Micheletti
O jornalista esportivo Rafael Henzel Valmorbida, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo da LaMia, que vitimou jogadores, dirigentes, jornalistas e tripulantes do voo 2033 da LaMia, morreu em 26 de março de 2019, aos 45 anos, vítima de um infarto fulminante quando jogava futebol com amigos na cidade de Chapecó. Ele até foi encaminhado de helicóptero ao Hospital Regional de Chapecó, mas não resistiu. Ele era casado com Jussara e tinha um filho, Otávio.
Gaúcho de São Leopoldo, onde nasceu em 25 de agosto de 1973, começou sua carreira em rádio aos 15 anos, pela Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó-SC, passando por diversas emissoras até começar em televisão em 1993, como repórter da RCE TV, de Xanxerê, no oeste catarinense.
Era apresentador de um programa na Rádio Oeste Capital FM quando sofreu o grave acidente no voo da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016. Único jornalista que sobreviveu, Henzel teve sete costelas quebradas, uma lesão no pé direito e complicações respiratórias que culminaram em uma pneumonia, mas ele se restabeleceu após passar por dez dias na UTI e mais vinte internado em um hospital de Medellin, na Colômbia, e voltou a trabalhar normalmente.
Em 2017, um ano após o acidente, foi comentarista da RBS TV na Copa Libertadores da América e viveu um momento marcante ao lado de Galvão Bueno em 26 de janeiro de 2017, quando dividiu a narração o jogo entre Brasil e Colômbia, um amistoso beneficente em prol das famílias das vítimas da Chapecoense.
Sobre o acidente, Rafael Henzel escreveu um livro, "Viva Como se Estivesse de Partida", e divulgava sua obra e os acontecimentos relativos ao acidente em palestras.
ENTREVISTA A MILTON NEVES
Em 15 de janeiro de 2017, Rafael Henzel participou do programa “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes. Durante o bate-papo com Milton Neves e com Felipe Garraffa, o narrador da Oeste Capital FM contou detalhes do acidente, de sua recuperação e também falou sobre o seu retorno ao trabalho.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA
Saudade: Há quatro anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 70 anos nesta quinta-feira
Saudade: Há três anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
Lustrando a bola de cristal para a temporada de 2025 da Fórmula 1. O campeão será...
Achados & Perdidos: Veja muitos gols de Enéas, que nos deixava há 36 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Teresinense
Saudade: Preparador físico da Seleção Brasileira na Copa de 70, Admildo Chirol morria há 26 anos
Saudade: Fran Augusti, brilhante jornalista, morria há sete anos
Achados & Perdidos: A goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Com golaço de cabeça, Corinthians venceu o Cruzeiro em seu último jogo pelo Brasileiro de 71