por Marcos Júnior Micheletti
O jornalista esportivo Rafael Henzel Valmorbida, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo da LaMia, que vitimou jogadores, dirigentes, jornalistas e tripulantes do voo 2033 da LaMia, morreu em 26 de março de 2019, aos 45 anos, vítima de um infarto fulminante quando jogava futebol com amigos na cidade de Chapecó. Ele até foi encaminhado de helicóptero ao Hospital Regional de Chapecó, mas não resistiu. Ele era casado com Jussara e tinha um filho, Otávio.
Gaúcho de São Leopoldo, onde nasceu em 25 de agosto de 1973, começou sua carreira em rádio aos 15 anos, pela Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó-SC, passando por diversas emissoras até começar em televisão em 1993, como repórter da RCE TV, de Xanxerê, no oeste catarinense.
Era apresentador de um programa na Rádio Oeste Capital FM quando sofreu o grave acidente no voo da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016. Único jornalista que sobreviveu, Henzel teve sete costelas quebradas, uma lesão no pé direito e complicações respiratórias que culminaram em uma pneumonia, mas ele se restabeleceu após passar por dez dias na UTI e mais vinte internado em um hospital de Medellin, na Colômbia, e voltou a trabalhar normalmente.
Em 2017, um ano após o acidente, foi comentarista da RBS TV na Copa Libertadores da América e viveu um momento marcante ao lado de Galvão Bueno em 26 de janeiro de 2017, quando dividiu a narração o jogo entre Brasil e Colômbia, um amistoso beneficente em prol das famílias das vítimas da Chapecoense.
Sobre o acidente, Rafael Henzel escreveu um livro, "Viva Como se Estivesse de Partida", e divulgava sua obra e os acontecimentos relativos ao acidente em palestras.
ENTREVISTA A MILTON NEVES
Em 15 de janeiro de 2017, Rafael Henzel participou do programa “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes. Durante o bate-papo com Milton Neves e com Felipe Garraffa, o narrador da Oeste Capital FM contou detalhes do acidente, de sua recuperação e também falou sobre o seu retorno ao trabalho.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA
Saudade: Johan Cruyff, o maior craque holandês morria há nove anos
O meia-atacante brilhou na 'Laranja Mecânica'. Foto: My earMarcelo Teixeira e Neymar/pai dividem o Santos. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há nove anos morria Gaúcho, o centroavante que defendeu dois pênaltis contra o Flamengo
Achados & Perdidos: Higuita, ex-goleiro colombiano, estrelando um hilário comercial
Parabéns, Jayme de Almeida! Campeão como jogador e treinador do Fla comemora 72 anos!
Achados & Perdidos: Salomão Ésper participando do último capítulo da novela 'O Profeta', da TV Tupi
O 'Papinha da Vila', João Paulo, participa da live de Marcos Falopa nesta segunda-feira
Certames regionais: no Rio, em Minas e no RS, deu a lógica. Paulistão tem Corinthians com a mão na taça
Achados & Perdidos: Milton Neves na inauguração da Clínica São Marcos em 2011
Marcos Falopa faz evento de lançamento do seu livro 'O Jeito Brasileiro de Jogar Futebol' na cidade de Jaú
Olhos no retrovisor: José Carlos Pace morria em acidente aéreo há 48 anos