por Marcos Júnior Micheletti
O jornalista esportivo Rafael Henzel Valmorbida, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo da LaMia, que vitimou jogadores, dirigentes, jornalistas e tripulantes do voo 2033 da LaMia, morreu em 26 de março de 2019, aos 45 anos, vítima de um infarto fulminante quando jogava futebol com amigos na cidade de Chapecó. Ele até foi encaminhado de helicóptero ao Hospital Regional de Chapecó, mas não resistiu. Ele era casado com Jussara e tinha um filho, Otávio.
Gaúcho de São Leopoldo, onde nasceu em 25 de agosto de 1973, começou sua carreira em rádio aos 15 anos, pela Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó-SC, passando por diversas emissoras até começar em televisão em 1993, como repórter da RCE TV, de Xanxerê, no oeste catarinense.
Era apresentador de um programa na Rádio Oeste Capital FM quando sofreu o grave acidente no voo da Chapecoense, em 28 de novembro de 2016. Único jornalista que sobreviveu, Henzel teve sete costelas quebradas, uma lesão no pé direito e complicações respiratórias que culminaram em uma pneumonia, mas ele se restabeleceu após passar por dez dias na UTI e mais vinte internado em um hospital de Medellin, na Colômbia, e voltou a trabalhar normalmente.
Em 2017, um ano após o acidente, foi comentarista da RBS TV na Copa Libertadores da América e viveu um momento marcante ao lado de Galvão Bueno em 26 de janeiro de 2017, quando dividiu a narração o jogo entre Brasil e Colômbia, um amistoso beneficente em prol das famílias das vítimas da Chapecoense.
Sobre o acidente, Rafael Henzel escreveu um livro, "Viva Como se Estivesse de Partida", e divulgava sua obra e os acontecimentos relativos ao acidente em palestras.
ENTREVISTA A MILTON NEVES
Em 15 de janeiro de 2017, Rafael Henzel participou do programa “Domingo Esportivo”, da Rádio Bandeirantes. Durante o bate-papo com Milton Neves e com Felipe Garraffa, o narrador da Oeste Capital FM contou detalhes do acidente, de sua recuperação e também falou sobre o seu retorno ao trabalho.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA
Parabéns, Gérson! 'Canhotinha de Ouro' completa 85 anos!
Ex-meia foi um dos destaques na campanha vitoriosa da seleção na Copa de 70. Foto: DivulgaçãoSaudade: Há sete anos morria Dirceu Carvalho, ex-ponta do Palmeiras e Flamengo
Achados & Perdidos: No último jogo que Pelé fez contra o Corinthians foi Rivellino que brilhou
Olhos no retrovisor: Testes de pneus em Jacarepaguá davam pistas para os favoritos de 1986
Achados & Perdidos: Veja lindos gols de Eusébio, que nos deixava há 12 anos
Saudade: Há cinco anos morria Brandãozinho, último remanescente da Copa Rio de 1951
Achados & Perdidos: Inter de Limeira campeã paulista de 1986. Kita, que faria 68 anos, marcou um dos gols
Atlético-MG atravessa negociação e pode tirar Maycon do Corinthians
Rivellino recebe homenagem da TV Cultura, com documentário celebrando seus 80 anos
Saudade: Há seis anos morria Cabeção, um dos grandes goleiros da história corintiana
Achados & Perdidos: Milton foi palestrante em evento da Escola Superior de Criciúma em 2014