O professor Giorgio Falco, ou simplesmente Falco para os milhares de alunos para quem já lecionou, é um dos nomes mais queridos do Colégio Objetivo de São Paulo.
Falco nasceu na pequena Vacarizzo Albanese, no sul da Itália, região da Calabria, em 18 de maio de 1956, e atualmente reside em São Paulo, mas segue um homem do mundo, viajando por todos os cantos do planeta.
Com um ano de idade, após 15 dias de viagem no navio francês Provença, veio com os pais Giacomo Falco e Giorgetta Amoroso Falco (ambos falecidos, em 1992 e 2004, respectivamente), seus seis irmãos e um tio para o Brasil, vindo morar na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros.
Seus pais foram feirantes, com barraca de legumes e por muitas vezes, o pequeno Falco os acompanhava ao trabalho.
O primeiro emprego de Falco foi aos dez anos em uma empresa de produtos químicos para automóveis, a Desobras. Iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora de Fátima, onde fez o curso primário completo. Depois passou para a Escola Cerqueira César, até a oitava série. Cursou o colegial na Escola Professor José Cândido de Souza.
O primeiro contato com o Colégio Objetivo foi como aluno do cursinho pré-vestibular, local onde começou a trabalhar na portaria, passando por cargos administrativos até iniciar como estagiário em Educação Física, durante o curso universitário na OSEC, atualmente UNISA.
Atuando nas unidades do Objetivo da Teodoro Sampaio e de Mogi das Cruzes, em São Paulo, tanto como professor quanto coordenador, implantou um método direrenciado em Educação Física, os chamados "Jogos de Inclusão", agregando o conhecimento de outras disciplinas como História e Geografia em atividades de quadra, em que os alunos não necessitam de habilidades específicas.
Um dos mais famosos jogos criados por ele, com súmula e tudo, é o chamado "Conquista do Castelo", em que os alunos simulam uma aventura medieval, com direito a castelo, ponte e cavaleiros onde cada um tem uma função específica, em uma espécie de queimada, que vai muito além da simples eliminação de um adversário da competição. Por conta do método, costuma fazer palestras por todo o país.
Além de lecionar no Objetivo, Falco também foi professor do Colégio Companhia de Maria e do Magister, onde também guarda maravilhosas recordações.
Sua simpatia e desenvoltura o coloca como um dos mais ativos nas excursões promovidas pelo Colégio Objetivo, tanto no Brasil quanto no exterior, principalmente rumo à Disney, um dos passeios favoritos da garotada, entre eles três ex-alunos, os filhos de Milton Neves: Rafael Magnoni Neves, Fábio Lucas Magnoni Neves e Milton Neves Netto.
As origens italianas o aproximaram dos lados do Palestra Itália e o Palmeiras tornou-se o time de coração. Falando em coração, é casado com a gerente de projetos da IBM, Regina Lúcia Fioravanti Carvalho Falco, com quem reside no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista.
Uma das paixões do casal são as viagens, principalmente conciliando com o ciclismo, que praticam regularmente.
Em 2010, junto da esposa, Falco fez uma jornada maravilhosa entre as cidades de Berlim (Alemanha) e Praga (República Tcheca), em um trajeto de 560 quilômetros.
Sempre que pode volta à cidade natal, Vacarizzo Albanese, para rever os amigos e familiares e, é claro, provar as frutas "mais gostosas do mundo", segundo ele mesmo:
"Meu pai nos dizia que as frutas de Vacarizzo eram melhores que as brasileiras e eu pude comprovar isso quando visitei a cidade pela primeira vez, pois vim para o Brasil com apenas um ano de idade. Os figos, por exemplo, são maravilhosos, de uma doçura inigualável", relembra emocionado o querido Falco.