Joaquim Orlando Pitanga, o Pitanga, meio-campista que marcou época defendendo o XV de Piracicaba e o Rio Preto, no ano de 2019 seguia morando em Limeira, interior de São Paulo, e prestando serviços ao Limeira Futebol Clube.
Pitanga nasceu em Araraquara-SP no dia 4 de junho de 1947, mas, ainda bebê, mudou-se para a cidade de São Vicente-SP. Deu seus primeiros chutes na Baixada Santista, onde defendeu o Corinthians da Vila Cascatinha, quando tinha apenas 13 anos.
Atuou também nas categorias de base da Portuguesa Santista, mas, em 1968, foi contratado para defender a equipe de aspirantes do Corinthians. No Parque São Jorge, no entanto, Pitanga não teve chances no time profissional, e em 1970 decidiu se transferir para o XV de Piracicaba.
A primeira passagem pelo Nhô Quim durou três anos, e em 1973 o meia assinou com o Rio Preto, onde conquistou o Torneio de Seleções, classificatório para o Paulistinha (atual A-2).
No ano seguinte, Pitanga retornou ao XV e viveu uma das melhores fases de sua carreira. Foi vice-campeão paulista em 1976 (o fortíssimo Palmeiras ficou com a taça) e disputou dois brasileiros (1976 e 1977).
Em 1978, foi contratado pelo São Bento, de Sorocaba, e dois anos depois voltou ao XV de Piracicaba, mas desta vez sem o mesmo sucesso da segunda passagem. Na temporada seguinte, Pitanga rompeu o tendão de Aquiles e decidiu pendurar as chuteiras, aos 33 anos.
Formado em Educação Física, Pitanga trabalhou como preparador físico do XV de Piracicaba, da Inter de Limeira e do Santos. O ex-meia é casado com Luz Marina.
Abaixo, confira a entrevista que Pitanga concedeu ao jornalista Edvaldo Tietz em fevereiro de 2019:
Saudade: Promissor piloto da Moto GP, Marco Simoncelli morria há 14 anos
Italiano tinha apenas 24 anos. Foto: ReprouduçãoO bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Olhos no retrovisor: a última pole de Rubens Barrichello na Fórmula 1, há 16 anos
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos