Pinho

Ex-atacante do São Bento e treinador

por Marcos Júnior Micheletti

Pinho, o Olimpio Batista Ferreira Júnior, ex-atacante de diversos clubes do interior paulista e também do Juventus, da Mooca, atualmente treinador, reside em Bebedouro (SP), é casado e tem dois filhos, uma mulher e um homem.

Natural do município paulista de Ibirá, onde nasceu em 10 de março de 1945, Pinho começou no futebol nas categorias de base do União Futebol Clube de Potirendaba e em seguida na Ferroviária de Araraquara, para depois defender as cores da Inter de Bebedouro, clube pelo qual se profissionalizou.

A carreira como atleta profissional infelizmente não foi longa, em razão de uma grave lesão de joelho, mas ainda assim o querido Pinho guarda ótimas recordações da época em que desfilou seu talento pelos gramados, incluindo a vice-artilharia do Campeonato Paulista na temporada 1969/1970, então pelo São Bento de Sorocaba.

Depois de sua ótima passagem pelo São Bento, deixou São Paulo para jogar pelo Olaria (RJ) em 1971, regressando ao interior paulista para defender a Catanduvense, o Novorizontino, o Velo Clube e novamente o Novorizontino, este seu último clube, onde encerrou sua carreira, em 1979.

Aliás, foi pelo Novorizontino que ele iniciou sua longeva trajetória como treinador de futebol, com destaque para sua brilhante passagem pelo Sampaio Corrêa, onde conquistou o Campeonato Brasileiro da Série C em 1997 e, no mesmo ano, o Campeonato Maranhense.

Treinou dezenas de clubes entre 1979 e 2019. Além dos citados Novorizontino e Sampaio Corrêa, também o Santo André, Grêmio Maringá, Tuna Luso, Comercial de Ribeirão Preto e Catanduva, entre outros.

Além de treinador, também trabalhou como gerente de futebol em alguns clubes, como o Mirassol e o Barretos.

"São 53 ou 54 clubes que treinei, eu não sei a quantia certa. Eu nasci para isso", emociona-se Pinho, que se notabiliza por ter conseguido subir diversas equipes de divisão. Foram dez campeonatos e sete acessos de times que ele comandou.

ABAIXO, VÍDEO PRODUZIDO EM 2019 PELA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL SOBRE PINHO, NA OCASIÃO TREINADOR DO COMERCIAL DE RIBEIRÃO PRETO

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES