Phil Hill

Campeão Mundial de F1
por Marcos Júnior Micheletti
 
O norte-americano Phil Hill, nascido Philip Toll Hill Jr,  campeão mundial de Fórmula 1 em 1961, guiando pela Ferrari, morreu em Salinas (EUA) em 28 de agosto de 2008, aos 81 anos, em decorrência do Mal de Parkinson.
 
Apesar do sobrenome igual ao de Graham Hill, Phil Hill não tinha nenhuma parentesco com o bicampeão britânico.
 
Phil nasceu em Miami no dia 20 de abril de 1927, mas cruzou o território dos Estados Unidos com a família e passou sua infância na Califórnia, mais precisamente em Santa Mônica.
 
Estreou na Fórmula 1 em 1958 guiando um Maserati 250F no GP da França, disputado no circuito de Reims, terminando a prova na sétima colocação.
Guiou em mais três anos em sua temporada de estreia na F1, já pela Ferrari, subindo ao pódio em duas delas: Itália e Marrocos, ambas em terceiro lugar.
 
A primeira vitória aconteceu em seu terceiro ano na F1, em 1960, no GP da Itália com a Ferrari 246 F1.
 
No ano seguinte venceu os GPs da Bélgica e Itália, conquistando o título daquele ano com apenas um ponto de vantagem sobre o vice, seu companheiro de equipe na Ferrari, o alemão Wolfgang von Trips.
 
Nos quatro anos seguintes que permaneceu na Fórmula 1, Phil Hill não voltou a vencer, tendo como melhores resultados os três pódios consecutivos na temporada de 1962, na Holanda, Mônaco e Bélgica (terceiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente, em todas essa provas com a Ferrari 156 de 6 cilindros em V
 
Foi o único piloto que nasceu em território dos Estados Unidos a vencer um campeonato mundial de Fórmula 1, uma vez que Mario Andretti, que competia com a bandeira norte-americana, é natural da Itália. Andretti tornou-se cidadão norte-americano aos 24 anos.
ver mais notícias

Pela Fórmula 1:

Disputou 48 GPs, conquistou três vitórias, seis poles e seis voltas mais rápidas.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES