por Tufano Silva
A ex-nadadora Patrícia Filler Amorim entrou para a política em 2000, quando se elegeu vereadora da cidade do Rio de Janeiro. Em 7 de dezembro de 2009, se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente no Clube de Regatas do Flamengo. Ela permaneceu no comando do Rubro-Negro até o final de 2012, quando seu mandato se encerrou e, no dia 3 de dezembro, ao tentar a reeleição, perdeu o cargo para Eduardo Bandeira de Mello. No mesmo ano, se candidatou a vereadora no Rio de Janeiro mas não foi eleita, contabilizando 11.687 votos.
Patrícia, que nasceu no Rio de Janeiro em 19 de fevereiro de 1969, começou a nadar ainda criança. Com apenas três anos já dava suas primeiras braçadas no Botafogo. Chegou ao Flamengo em 1977 e pelo clube rubro-negro conquistou muitos títulos, entre eles, 28 Campeonatos Brasileiros nos 200, 400, 800 e 1500 metros livre, além de diversas quebras de recordes.
Participou dos Jogos Pan-Americanos de 1987, disputados em Indianápolis-EUA, quando ficou com o quarto lugar no revezamento 4x100m medley e nos 200m livre. Representou o Brasil também nas Olimpíadas de Seul, em 1988, quando chegou na 11º posição no revezamento 4x100m livre.
Patrícia Amorim nadou nas Macabíadas em Nova Yorque, Chicago e principalmente em Israel. Paulo Amorim, sua irmã, também competia nas famosas Macabíadas.
Deixou as piscinas quando tinha apenas 25 anos, se formou em educação física e desde então passou a ocupar diversos cargos no Flamengo, como professora, diretora, supervisora vice-presidente de Esportes Olímpicos.
O maior feito de Patrícia na presidência do Flamengo foi ter acertado a contratação do mundialmente famoso Ronaldinho Gaúcho, disputado por diversos times brasileiros, no dia 10 de janeiro de 2011.
Olhos no retrovisor: O último GP de F1 em Interlagos com três pilotos brasileiros no grid
Bruno Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa em 2011. Foto: ReproduçãoIndyCar: Caio Collet assina com a A.J. Foyt para a temporada de 2026
Brasileiro impressionou o time norte-americano após alguns testes. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: A memorável entrevista de Maradona a Milton Neves; argentino completaria 65 anos hoje
Organização do GP São Paulo de F1 promove melhorias para evitar 'perrengues' enfrentados pelo público em 2024
Joseval Peixoto, icônico nome do rádio, vai lançar sua biografia em novembro
Achados & Perdidos: Há 35 anos, pela Seleção Brasileira, Neto entrava no lugar de Pelé e marcava gol
Achados & Perdidos: Em 2017 o 'Arraiá do Mirtão' marcou reencontro de amigos da Jovem Pan
Van Basten, 61 anos! Relembre o golaço do aniversariante holandês na final da Euro em 1988
Está lançada a campanha do livro 'Glória e Drama de um Guerreiro, a biografia de Toninho'. Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Parabéns, Eduardo Amorim e Celso Roth! Dois aniversariantes com títulos marcantes