O piloto brasileiro Caio Collet, de 23 anos, foi anunciado nesta quinta-feira (6) como piloto da AJ Foyt Racing para toda a temporada da IndyCar em 2026. Ele conduzirá o carro de numeral 4 do tradicional time norte-americano fundado em 1965, contando com o patrocínio da Combitrans Amazônia, empresa brasileira que atua no setor de logística.
"É a realização de um sonho chegar a uma vaga de titular na Indy. É motivo de orgulho e responsabilidade pilotar para a AJ Foyt Racing e sou muito grato ao Larry Foyt pela oportunidade. Agradeço ao Marcelo Camargo por confiar no projeto e à Combitrans pelo apoio decisivo. Estou diante de uma oportunidade única na carreira e sou muito grato a todas as equipes, mecânicos, engenheiros e patrocinadores com quem pude aprender desde o kart. Muitas pessoas estiveram comigo nessa trajetória, especialmente o Gastão Fraguas, que me acompanhou desde o kart, esteve comigo na Europa e foi fundamental na transição para os Estados Unidos. A Indy é uma categoria de tradição no Brasil e fico contente de levar nossa bandeira de volta ao grid em 2026", ponderou Collet, que em 2025 foi o vice-campeão da Indy NXT, categoria um degrau abaixo da IndyCar.
Collet, que começou no kartismo, alcançando feitos importantes, como o terceiro lugar no Mundial de 2015, estreou em 2017 nos monopostos, pela Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos. Em 2018 foi o campeão da Fórmula 4 Francesa, o que despertou interesse da Academia de Jovens Pilotos da Renault.
Nos anos seguintes, Collet competiu na Fórmula Renault Eurocup, onde foi vice-campeão em 2020, e na Toyota Racing Series, além de disputar três temporadas na FIA Fórmula 3 sempre terminando no top10, com direito a vitórias em Hungaroring, Zandvoort e Spa-Francorchamps bem como pódios regulares e pole-positions. Em 2024, atuou como piloto reserva e de simulador da Nissan Formula E Team, e disputou a rodada dupla de Portland no lugar de Oliver Rowland.
No mesmo ano, iniciou sua jornada nos Estados Unidos pela HMD Motorsports, uma das forças na Indy NXT. Em sua temporada de estreia, conquistou uma vitória dominante em Mid-Ohio e terminou o campeonato em terceiro, assegurando o Rookie of the Year. Em 2025 se afirmou como um dos principais nomes da categoria: venceu em Road America e duas vezes em Laguna Seca, somando três vitórias, três poles, nove pódios, doze top-5 e treze top-10 em 14 corridas, desempenho que o levou ao vice-campeonato.
VAGA FOI ABERTA COM A SAÍDA DE UM PILOTO
A A.J. Foyt começou a procurar um piloto assim que foi notificada da saída de seu titular, o norte-americano David Malukas, que assinou com a Penske, para a vaga do australiano Will Power. O companheiro de Collet na A.J. Foyt será o norte-americano Santino Ferrucci, que estará a bordo do carro #14, de contrato renovado. A euipe seguirá impulsionada pelo motor Chevrolet.

OUTROS BRASILEIROS QUE COMPETIRAM NA A.J FOYT RACING
O paulista Caio Collet será o sétimo brasileiro a competir na equipe fundada pelo lendário A.J. Foyt, hoje com 90 anos, mas afastado das pistas. Já competiram pelo time: Tony Kanaan, Marco Greco, Airton Daré, Felipe Giaffone, Vitor Meira e Matheus Leist.
A A.J. Foyt atualmente é comandada por Larry Foyt, neto legítimo de A.J. Foyt e filho adotivo do mesmo. Larry disse ter ficado impressionado com Caio Collet, sobretudo pela forma rápida com a qual o brasileiro se adaptou ao carro nos testes que fez em Mid-Ohio e no circuito misto do Indianapolis Motor Speedway.
“A chegada do Caio é um bem-vindo acréscimo à AJ Foyt Racing. Ele mostrou tremendo potencial na Indy NXT e categorias de formula na Europa. Fiquei muito impressionado como a maneira como se adaptou ao nosso carro nos testes e estou empolgado para ver o que poderá fazer na Indycar. Não tenho dúvidas que será um forte candidato na batalha pelo Rookie of the Year (Melhor Estreante do Ano)", projeta Larry Foyt.
O PATROCINADOR
“O sonho do Caio Collet é o nosso sonho. O Brasil merece a alegria de ter novamente um piloto na Indycar. Temos grande satisfação em ser parte desse projeto com a AJ Foyt Racing e levar a bandeira brasileira em uma categoria com grandes empresas globais como é a Indycar", pontuou Marcelo Camargo, presidente e fundador da Combitrans Amazônia.
O CAMPEONATO DE 2026
O campeonato da IndyCar em 2026 está programado para começar no dia 1º de março, com a etapa de St. Petersburg, na Flórida. A mais badalada prova do calendário, as 500 Milhas de Indianápolis, está programada para o dia 24 de maio, e o encerramento acontecerá em Laguna Seca, no dia 6 de setembro.
CALENDÁRIO COMPLETO DA INDYCAR EM 2026
01/03 - St. Petersburg
07/03 - Phoenix
15/03 - Arlington
29/03 - Alabama
19/04 - Long Beach
09/05 - Indianapolis Road
24/05 - Indy 500
31/05 - Detroit
07/06 - Gateway
21/06 - Road America
05/07 - Mid-Ohio
19/07 - Nashville
09/08 - Portland
16/08 - Markham - Ontario
29/08 - Milwaukee 1
30/08 - Milwaukee 2
06/09 - Laguna Seca
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A HOME DE AUTOMOBILISMO DO PORTAL TERCEIRO TEMPO
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O CANAL DO BELLA MACCCHINA NO YOU TUBE
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODAS AS COLUNAS DE MARCOS JÚNIOR MICHELETTI
Olhos no retrovisor: O último GP de F1 em Interlagos com três pilotos brasileiros no grid
06/11/2025IndyCar: Caio Collet assina com a A.J. Foyt para a temporada de 2026
06/11/2025Achados & Perdidos: Raras e memoráveis imagens da goleada do Santos contra a Seleção da Polônia em 1960
06/11/2025Autódromo Parque de Guaratiba, no RJ, será o mais moderno do País e poderá brigar por Fórmula 1 em seis anos
06/11/2025Luisa é uma guerreira. Como Toninho. Por Odir Cunha
06/11/2025