Pampa

Ex-voleibolista
por Tufano Silva
 
André Felippe Falbo Ferreira, que ficou conhecido no mundo esportivo como Pampa, foi um importante jogador de vôlei do Brasil, medalhista olímpico nos jogos de Barcelona, em 1992. Pampa morreu no dia 7 de junho de 2024, aos 59 anos, após longa e dolorosa luta contra o linfoma, um tipo de câncer no sistema linfático. 
 
Ele era casado com Paula Falbo e tinha duas filhas: Isabella Maria, de 4 anos, e Rafaella Ferrer, de 36 anos.
 
No dia 11 de agosto de 2013, o próprio explicou a Milton Neves, no programa Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, o motivo de seu apelido. "Quando comecei a jogar em Recife, eu tinha uma cortada tão forte que o pessoal começou a associar: `lá vem o coice do cavalo pampa´. Aí, ao invés de me chamarem de Cavalo Pampa, ficou só o Pampa", contou. Inclusive, até hoje, o recorde de velocidade de ataque é de dele: 197km/h.

Nascido em Recife-PE no dia 24 de novembro de 1964, Pampa era um dos principais nomes da seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992. Com o selecionado do Brasil, o ex-atleta ganhou também a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991, e a de ouro na Liga Mundial de 1993, disputada em São Paulo.

Após deixar as quadras, Pampa trabalhou no Ministério do Esporte, de 2000 a 2002, e também foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano-SP.
 
O ex-atleta foi nomeado em 2013 como Secretário de Esportes da cidade de Campos dos Goytacazes-RJ, cargo que ele conciliava com a Pampa Sports, sua empresa marketing esportivo, cultural e de entretenimento.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES