por Rogério Micheletti
Osvaldo Luiz Vital, ou simplesmente Osvaldo, nascido em 9 de janeiro de 1959, ex-jogador "nota 8,5 ou 9,5", ídolo gremista e que foi vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 81, voltou a morar em sua Santa Bárbara D´Oeste (SP), onde tem uma oficina mecânica.
Na cidade paulista, também trabalhou na Rádio Brasil como comentarista esportivo.
Além de Ponte e Grêmio, Osvaldo jogou ainda no Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba.
No melhor momento da carreira, foi campeão do mundo jogando pelo Tricolor gaúcho em 1983, ao lado de Renato Gaúcho, De Léon, Paulo Roberto, Mário Sérgio e outras feras. Na foto (divulgação do site oficial do Grêmio), Osvaldo é o segundo agachado, entre Renato e Tarciso.
Na Libertadores de 83, Osvaldo foi o artilheiro do Tricolor com seis gols. "Passamos a acreditar no título quando eliminamos o Flamengo na primeira fase. Eles eram os grandes favoritos", relembra.
Depois do Grêmio, Osvaldo passou pelo Vasco e chegou a viver um bom momento no Santos, que fez boa campanha no Paulistão de 87 (acabou eliminado pelo Corinthians na fase semifinal). Osvaldo jogava no time santista que tinha: Rodolfo Rodriguez, Raul, Nildo, Toninho Carlos e Luizinho ou Claudinho (lateral que jogou depois no Santo André); César Sampaio, Osvaldo e Mendonça; Osmarzinho, Chicão (ou Luís Carlos, ex-Sport) e Éder Aleixo (ou Arizinho).
Elogios de ex-companheiro
Quem atuou com Osvaldo no meio de campo da Ponte Preta, no começo dos anos 80, faz questão de elogiar o meia. "Era um jogador diferenciado, sem dúvida. Criativo, mas com excelente chegada na área. O Osvaldo fazia muitos gols, mesmo não tendo tanto jeito de atacante, já que não era alto e meio gordinho. Mas era habilidoso. Um grande jogador", conta Zé Mário.
Veja descrição de gol de Osvaldo
28/09/86 - MORUMBI - CORINTHIANS 1 X 2 GRÊMIO
Virada do Tricolor Gaúcho sobre o Corinthians, no Morumbi. Valdo cobra escanteio da esquerda, Oswaldo domina e ,quase sem ângulo, chuta. A bola desvia no lateral-direito Édson Boaro, do Corinthians, e engana o goleiro Carlos Roberto Gallo.
Abaixo, ouça a participação de Osvaldo no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, no dia 29 de outubro de 2017:
Artilheiro da Libertadores de 1983, Osvaldo, ex-meia do Grêmio, recebeu em sua casa em outubro de 2019 jornalista Edvaldo Tietz, colaborador do Portal Terceiro Tempo, para um bate-papo exclusivo. Durante a entrevista, Osvaldo contou detalhes daquela conquista e falou também sobre suas marcantes passagens por Ponte Preta, Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba:
F1: Verstappen pulveriza a favorita McLaren e vence GP da Itália; Bortoleto é 8º
Olhos no retrovisor: Há 50 anos, em Monza, Niki Lauda conquistava seu primeiro título na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Veja gols e lindas jogadas de Mário Sérgio, que hoje completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Há 60 anos o Palmeiras representou a Seleção Brasileira e goleou grande rival sul-americano
Saudade: Há oito anos morria Odair Cologna, ex-meia do Palmeiras e Velo Clube Rioclarense
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Brasil busca vitória na altitude para evitar marca negativa nas Eliminatórias
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!