por Rogério Micheletti
Osvaldo Luiz Vital, ou simplesmente Osvaldo, nascido em 9 de janeiro de 1959, ex-jogador "nota 8,5 ou 9,5", ídolo gremista e que foi vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 81, voltou a morar em sua Santa Bárbara D´Oeste (SP), onde tem uma oficina mecânica.
Na cidade paulista, também trabalhou na Rádio Brasil como comentarista esportivo.
Além de Ponte e Grêmio, Osvaldo jogou ainda no Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba.
No melhor momento da carreira, foi campeão do mundo jogando pelo Tricolor gaúcho em 1983, ao lado de Renato Gaúcho, De Léon, Paulo Roberto, Mário Sérgio e outras feras. Na foto (divulgação do site oficial do Grêmio), Osvaldo é o segundo agachado, entre Renato e Tarciso.
Na Libertadores de 83, Osvaldo foi o artilheiro do Tricolor com seis gols. "Passamos a acreditar no título quando eliminamos o Flamengo na primeira fase. Eles eram os grandes favoritos", relembra.
Depois do Grêmio, Osvaldo passou pelo Vasco e chegou a viver um bom momento no Santos, que fez boa campanha no Paulistão de 87 (acabou eliminado pelo Corinthians na fase semifinal). Osvaldo jogava no time santista que tinha: Rodolfo Rodriguez, Raul, Nildo, Toninho Carlos e Luizinho ou Claudinho (lateral que jogou depois no Santo André); César Sampaio, Osvaldo e Mendonça; Osmarzinho, Chicão (ou Luís Carlos, ex-Sport) e Éder Aleixo (ou Arizinho).
Elogios de ex-companheiro
Quem atuou com Osvaldo no meio de campo da Ponte Preta, no começo dos anos 80, faz questão de elogiar o meia. "Era um jogador diferenciado, sem dúvida. Criativo, mas com excelente chegada na área. O Osvaldo fazia muitos gols, mesmo não tendo tanto jeito de atacante, já que não era alto e meio gordinho. Mas era habilidoso. Um grande jogador", conta Zé Mário.
Veja descrição de gol de Osvaldo
28/09/86 - MORUMBI - CORINTHIANS 1 X 2 GRÊMIO
Virada do Tricolor Gaúcho sobre o Corinthians, no Morumbi. Valdo cobra escanteio da esquerda, Oswaldo domina e ,quase sem ângulo, chuta. A bola desvia no lateral-direito Édson Boaro, do Corinthians, e engana o goleiro Carlos Roberto Gallo.
Abaixo, ouça a participação de Osvaldo no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, no dia 29 de outubro de 2017:
Artilheiro da Libertadores de 1983, Osvaldo, ex-meia do Grêmio, recebeu em sua casa em outubro de 2019 jornalista Edvaldo Tietz, colaborador do Portal Terceiro Tempo, para um bate-papo exclusivo. Durante a entrevista, Osvaldo contou detalhes daquela conquista e falou também sobre suas marcantes passagens por Ponte Preta, Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba:
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Com sua Lotus durante o GP da Alemanha de 1970, em Hockenheim. Foto: DivulgaçãoF1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Britânico comandou a dobradinha da McLaren. Foto: McLaren F1Parabéns, Sylvinho! Atual treinador da Seleção da Albânia completa 51 anos
'Mordido' por perder o Paulistão, Palmeiras recebe o Corinthians pelo Brasileiro; as formações
F1: Piastri confirma favoritismo e garante a pole no Bahrein. Bortoleto fica no Q1 e larga em 18º
São Paulo busca primeira vitória pelo Brasileiro diante do claudicante Cruzeiro; as equipes
F1: Piastri, perfeito, vence no Bahrein e encosta em Norris no campeonato
Saudade: Há três anos morria Rincón. Veja todos os gols que ele marcou pelo Corinthians
Achados & Perdidos: A 100ª partida que Neto disputou pelo Timão, no Campeonato Brasileiro de 1991
Parabéns! Nome histórico do basquete brasileiro, Antônio Carlos Barbosa completa 80 anos
Saudade: Há cinco anos morria Ciro Fontão, histórico nome do Futsal
F1: Campeonato tem os pilotos da McLaren separados por três pontos após quatro etapas; a classificação completa