Osvaldo

Ex-meia da Ponte e Grêmio

por Rogério Micheletti

Osvaldo Luiz Vital, ou simplesmente Osvaldo, nascido em 9 de janeiro de 1959, ex-jogador "nota 8,5 ou 9,5", ídolo gremista e que foi vice-campeão paulista pela Ponte Preta em 81, voltou a morar em sua Santa Bárbara D´Oeste (SP), onde tem uma oficina mecânica.

Na cidade paulista, também trabalhou na Rádio Brasil como comentarista esportivo.

Além de Ponte e Grêmio, Osvaldo jogou ainda no Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba.

No melhor momento da carreira, foi campeão do mundo jogando pelo Tricolor gaúcho em 1983, ao lado de Renato Gaúcho, De Léon, Paulo Roberto, Mário Sérgio e outras feras. Na foto (divulgação do site oficial do Grêmio), Osvaldo é o segundo agachado, entre Renato e Tarciso.

Na Libertadores de 83, Osvaldo foi o artilheiro do Tricolor com seis gols. "Passamos a acreditar no título quando eliminamos o Flamengo na primeira fase. Eles eram os grandes favoritos", relembra.

Depois do Grêmio, Osvaldo passou pelo Vasco e chegou a viver um bom momento no Santos, que fez boa campanha no Paulistão de 87 (acabou eliminado pelo Corinthians na fase semifinal). Osvaldo jogava no time santista que tinha: Rodolfo Rodriguez, Raul, Nildo, Toninho Carlos e Luizinho ou Claudinho (lateral que jogou depois no Santo André); César Sampaio, Osvaldo e Mendonça; Osmarzinho, Chicão (ou Luís Carlos, ex-Sport) e Éder Aleixo (ou Arizinho).

Elogios de ex-companheiro

Quem atuou com Osvaldo no meio de campo da Ponte Preta, no começo dos anos 80, faz questão de elogiar o meia. "Era um jogador diferenciado, sem dúvida. Criativo, mas com excelente chegada na área. O Osvaldo fazia muitos gols, mesmo não tendo tanto jeito de atacante, já que não era alto e meio gordinho. Mas era habilidoso. Um grande jogador", conta Zé Mário.

Veja descrição de gol de Osvaldo

28/09/86 - MORUMBI - CORINTHIANS 1 X 2 GRÊMIO
Virada do Tricolor Gaúcho sobre o Corinthians, no Morumbi. Valdo cobra escanteio da esquerda, Oswaldo domina e ,quase sem ângulo, chuta. A bola desvia no lateral-direito Édson Boaro, do Corinthians, e engana o goleiro Carlos Roberto Gallo.

Abaixo, ouça a participação de Osvaldo no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes, no dia 29 de outubro de 2017:

 

 

Artilheiro da Libertadores de 1983, Osvaldo, ex-meia do Grêmio, recebeu em sua casa em outubro de 2019 jornalista Edvaldo Tietz, colaborador do Portal Terceiro Tempo, para um bate-papo exclusivo. Durante a entrevista, Osvaldo contou detalhes daquela conquista e falou também sobre suas marcantes passagens por Ponte Preta, Santos, Vasco da Gama, Botafogo e Coritiba:

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES