Por Roberto Gozzi
Osmar Aparecido de Azevedo, mais conhecido como Osmar Cambalhota, é um atacante com passagens pelo Palmeiras, pelo Grêmio e pelo Vitória. Em 2014 seguia morando em Marília, onde está treinando e procurando um clube para continuar a carreita.
Osmar nasceu no dia 27 de março de 1980 em Marília-SP. Foi pelo União de Mogi das Cruzes que o atacante deu seus primeiros passos como jogador em 1997, nas categorias de base. Por lá ficou até o ano 2000, quando iniciou sua carreira profissional pelo União São João de Araras, onde permaneceu por três temporadas. De Araras para Santo André-SP: este foi o destino do Osmar. No clube do ABC foi campeão da Copa do Brasil e se destacou fazendo gols importantes. Marcou dois contra o Palmeiras nas quartas-de-final, foi quando apareceu para o cenário nacional.
Ao final da competição, o Palmeiras contratou seu carrasco. Ao todo, Osmar fez 66 jogos pelo Verdão e marcou 30 gols. O atacante jogou até o começo de 2005 pelo clube alviverde, neste mesmo ano foi emprestado ao Grêmio e ao Morella do México. No clube mexicano atuou por uma temporada e no ano posterior defendeu o Oita Trinita do Japão. Mas voltou ao Brasil na mesma temporada e foi jogar no Fortaleza até o final de 2006.
Em 2007, Osmar retornou ao Palmeiras, onde jogou por uma temporada e meia, agradando a torcida palmeirense. Na metade do ano de 2008 o atacante foi contratado pelo Vitória, onde ficou até o final da temporada.
Em 2009, o atacante retornou ao Palmeiras, mas jogou no time B durante todo o ano. Esta foi sua última passagem pelo clube. No ano seguinte, Osmar retornou ao União São João e jogou também pelo Guaratinguetá. Em 2011 atuou pelo Marília e pelo União São João novamente. Em 2012 defendeu o Marília.
Em 2013 jogou pelo União São João novamente. Em 2014 o atacante seguia treinando em Marília à procura de um clube. O atleta comemora seus gols com cambalhotas e por este motivo ganhou os apelidos de Osmar cambalhota e Osmar Daiane, em referência a ginasta brasileira.
Foto: UOL
"Não viemos só para aprender, queremos ganhar", diz técnico do Japão
Técnico Hajime Moriyasu não quer que seu time só ganhe experiência no BrasilSaudade: Há um ano morria Braga Junior, locutor que narrou a Copa do Mundo de 1958
Achados & Perdidos: Leônidas da Silva, o inventor da bicicleta no futebol morria há 22 anos
Olhos no retrovisor: O inusitado teste que Michael Schumacher fez com um carro da Ligier
Saudade: Há dois anos morria José Nello Marques, um dos grandes nomes do jornalismo brasileiro
Derrotados na última rodada, Palmeiras e São Paulo se encontram neste sábado; as formações
Achados & Perdidos: Há seis anos, no clássico Gre-Nal, o Inter levou a melhor na decisão da Copinha
Saudade: Há seis anos morria Kobe Bryant, um dos mais brilhantes do basquete
Após empate amargo com o Santos, Corinthians vai a Rio Claro enfrentar o Velo Clube; os times
Achados & Perdidos: No aniversário de 480 anos da cidade de Santos, conheça a história do Parque Balneário Hotel
Saudade: Histórico meia do Santos, Araken Patusca nos deixava há 36 anos