por Tufano Silva
Irmão dos também consagrados Osmar Santos e Odinei Edson, Oscar Ulisses Santos, um dos locutores esportivos mais populares da crônica paulista, reside em São Paulo, capital.
Paulista do município de Oswaldo Cruz, onde nasceu em 20 de junho de 1957, Oscar Ulisses começou na profissão ainda criança, aos 12 anos, quando Osmar Santos, seu irmão mais velho, organizou um campeonato de dentes de leite na cidade de Marília. Além de Oscar, Osmar chamou também para narrar os jogos Odinei e Osório, seus outros irmãos, e Ulisses Costa, seu primo.
Anos mais tarde, quando Osmar já era considerado um dos locutores mais populares do país, Oscar Ulisses iniciou sua trajetória profissional, na Rádio Clube de Londrina. Lá, narrava, fazia reportagens, participava de programas musicais e chegou até a fazer parte do elenco de radioatores.
No entanto, a necessidade de dar continuidade aos estudos fez com que Oscar se mudasse para São Paulo, onde conseguiu uma vaga de repórter na Rádio Jovem Pan. Em 1977, quando Osmar Santos foi para a Globo, fez questão de levar também seu irmão mais novo para integrar a equipe.
Pouco tempo depois, se transferiu para a Rádio Bandeirantes, para trabalhar com outros ícones da crônica esportiva, como Fiori Gigliotti e Flávio Araujo. Ficou por seis anos na emissora, onde também passou a narrar provas de automobilismo, em 1980.
Após passagens pela TV Record, Manchete e SBT, foi recontratado pela Rádio Globo, em 1986, para assumir o posto de principal narrador da emissora e apresentar programa "Globo Esportivo".
Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos