Orlando de Azevedo Viana, o Orlando Pingo de Ouro, ex-atacante do Fluminense entre 1945 e 1954, morreu em 4 de agosto de 2004, aos 80 anos.
Nascido em 4 de dezembro de 1923, no Recife-PE, um dos maiores artilheiros da história do Tricolor Carioca, Orlando recebeu o carinhoso apelido de "Pingo de Ouro" devido ao seu porte físico franzino.
Ao todo, o ex-atacante anotou 188 gols em 310 jogos pelo Flu, onde estreou em 20 de outubro de 1945, no jogo Fluminense 5 x 1 Bonsucesso.
Orlando conquistou o Super Campeonato, em 1946, no qual o ataque era formado por Pedro Amorim, Orlando Pingo de Ouro, Ademir, Simões e Rodrigues.
Foi também, Campeão Carioca em 1951 e Campeão da II Taça Rio, em 1952.
Fonte: site oficial do Fluminense - fluminense.com.br
Ainda sobre Orlando, recebemos no dia 13 de novembro de 2005 o seguinte e-mail, do colaborador Fábio Sinegaglia.
"Dia 4 de dezembro de 1923 nasceu em Recife, capital de Pernambuco, o ponta Orlando de Azevedo Viana, "Orlando Pingo de Ouro", atleta que faleceu aos 80 anos no dia 4 de Agosto de 2004 na cidade do Rio de Janeiro. O jogador atuou pelo Náutico, Fluminense, Santos, Botafogo e Atlético Mineiro, O jogador foi campeão carioca em 1946 e 1951 pelo Fluminense, campeão mineiro em 1955 pelo Atlético Mineiro, Pernambucano de 1945 com o Náutico. Pela Seleção Brasileira Orlando disputou três partidas e marcou 2 gols, todas partidas válidas pelo Campeonato Sul-Americano de 1949 disputado no Brasil, competição da qual o Brasil sagrou-se campeão. As três partidas que Orlando disputou pela Seleção foram as seguintes: Vitória sobre a Colômbia por 5 a 1, em 17 de Abril de 1949, no Estádio do Pacaembu, o terceiro gol do Brasil neste jogo foi de Orlando; Vitória sobre o Peru por 7 a 1, em 24 de Abril de 1949, no Estádio São Januário com o sétimo gol brasileiro marcado por Orlando e a vitória do Brasil sobre o Uruguai por 5 a 1 em partida disputada Estádio São Januário no dia 30 de Abril de 1949. No primeiro titulo carioca que Orlando conquistou pelo Fluminense o time das Laranjeiras venceu na final o Botafogo por 1 a 0, no dia 22 de Dezembro de 1946 em partida disputada em São Januário, o Fluminense jogou com: Robertinho, Guálter e Haroldo; Pascoal, Telesca e Bigode; Pedro Amorim, Careca , Ademir, Orlando e Rodrigues. O Botafogo jogou com: Osvaldo, Gérson e Belacosa; Ivan, Nilton Santos e Juvenal, Nilo, Tovar, Heleno, Geninho e Braguinha."
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Milton Neves, Geraldo Alckmin e familiares do saudoso atleta. Foto: Fabrício AlmeidapOOrlando participou de 310 jogos pelo Fluminense e marcou 186 gols, segundo o site oficial do clube.
Na seleção
Orlando disputou com a camisa branca da seleção a Copa América de 1949. Em três jogos, obteve três vitórias e marcou dois gols.
Craque da camisa 5: Um dos grandes volantes brasileiros, Carbone completaria 79 anos
Saudade: Cejas, um dos melhores goleiros da história do Santos completaria 80 anos
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa em Quintino
Piastri brilha na classificação em Xangai e conquista sua primeira pole na F1
F1: Piastri vence o GP da China e acirra disputa por primazia na McLaren
Achados & Perdidos: Evento em Portugal com a participação de Milton Neves em 2018
Achados & Perdidos: Os 50 anos da excursão invicta do Internacional pela Europa
Achados & Perdidos: Evaristo de Macedo, cinco gols pelo Brasil, um recorde há 68 anos
Seleção Brasileira: Há um ano começava a "Era Dorival". Endrick marcou o gol da vitória contra a Inglaterra
Com boa vantagem, Bahia enfrenta o Vitória na decisão do Campeonato Baiano; as formações