Nilton Batata

Ex-ponta-direita do Santos
Nilton Pinheiro da Silva, o Nilton Batata, ponta-direita campeão paulista pelo Santos em 78, mora em Chicago, Illinois, Estados Unidos, onde é diretor das categorias de base do Chicago Soccers. Ele reside na América do Norte desde 1983.

Nascido em 05 de novembro de 1954 em Londrina, no norte do Paraná, Nilton Batata atuou no ótimo time dos "Meninos da Vila" de Chico Formiga em 1978,
 
Como jogador, ele também atuou pelo Atlético Paranaense, no futebol mexicano e foi convocado algumas vezes para defender a Seleção Brasileira.

O primeiro técnico a convocar Batata para a Seleção foi o saudoso Cláudio Coutinho. E em sua estreia com a amarelinha, no Maracanã, o ponta foi muito bem e fez até gol.

Nilton Batata disputou a Copa América de 1979 e participou de dois jogos pela seleção brasileira, sendo(uma vitória e uma derrota.
 
EM 13 DE OUTUBRO DE 2017, NA COLUNA DO FRAGA NO R7 (ASSINADA POR FÁBIO MAZZITELLI), DESTAQUE PARA NILTON BATATA. O TEXTO ESTÁ ABAIXO, NA ÍNTEGRA:
 
Craque do Santos e da seleção brasileira vira comentarista de futebol americano na Amazon
 
Nilton Batata foi um dos pontas mais habilidosos do final dos anos 1970 no Brasil. Campeão paulista pelo Santos em 1978, na geração que fez surgir a expressão "Meninos da Vila", vestiu a seleção brasileira em 1979 ao lado de Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico, no início da formação que deixaria o mundo boquiaberto na Copa de 1982.

Aposentado dos campos desde o final dos anos 1980, e morando nos Estados Unidos desde então, Nilton Batata acaba de ser apresentado como um dos integrantes da equipe da Amazon Prime Video nas transmissões das partidas da NFL, a liga nacional de futebol americano.

O ex-santista é comentarista das transmissões em português do serviço de streaming da Amazon (no estilo da Netflix, só que ao vivo). A Amazon transmite futebol americano para os seus assinantes todas as quinta-feiras à noite.

Nilton Batata, hoje com 62 anos, é apresentado aos assinantes da Amazon como um comentarista tarimbado em futebol americano, com experiência na ESPN americana, e uma breve menção à sua carreira como futebolista brasileiro.

Após transferir-se do Santos para o México em 1980, Nilton Batata encerrou a carreira no final daquela década nos Estados Unidos, onde fixou residência, formou família e chegou a dar aulas de "soccer" em escolinhas --seu filho, Nico, chegou a almejar jogar futebol profissionalmente na terra do Tio Sam nos anos 1990.

Veja um gol de Nilton Batata pela seleção brasileira, em 1979, em uma goleada de 5 a 1 sobre o Uruguai no Maracanã.
ver mais notícias
Pela Seleção Brasileira:

Atuou em cinco partidas, sendo quatro viórias e uma derrota. marcou três gols.

Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos - 1914 - 2004, de Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 San
    32
  • 2 Fla
    30
  • 3 Pal
    30
  • 4 Atl
    27
  • 5 São
    27
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES