por Túlio Nassif
Naldo, o Ronaldo Aparecido Rodrigues, zagueiro e ídolo no futebol alemão, nasceu no dia 10 de setembro de 1982, em Londrina, Paraná. Casado com Carla, tem dois filhos, Naldo e Liz. Em 2017 seguia residindo em Gelsenkirchen, na Alemanha, onde defende as cores do Schalke 04.
No início de sua carreira, Naldo não tinha uma posição fixa. Veloz e ótimo cabeceador, ele chegou a atuar como volante, meia e até atacante. Mas, devido os seus 1,98 de altura, se destacou e despontou como zagueiro. E foi na zaga do extinto RS Futebol Clube, de 2002 a 2004, que ele começou a fazer sucesso no futebol, até ter sua contratação indicada para o Juventude, pelo então técnico Ivo Wortmann.
Titular em 2005, esteve ao lado de Antônio Carlos e Chicão, tendo chegado a levar o time de Caxias do Sul a liderança do Brasileirão por algumas rodadas. Essas boas atuações chamaram a atenção do Werder Bremen, da Alemanha, clube que Naldo acertou sua transferência. Lá, conquistou a Copa da Liga Alemã de 2006, as Supercopas da Alemanha de 2006 e 2009 e a Copa da Alemanha de 2009. A fase era tão boa, que em 2007 disputou a Copa América com a Seleção Brasileira e saiu campeão deste torneio.
Em julho de 2012, foi contratado pelo Wolfsburg, também da Alemanha e com o time foi campeão da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha, ambas em 2015. Após quatro anos ao término de seu contrato, foi anunciado pelo rival alemão Schalke 04, no dia 15 de junho de 2016.
Achados & Perdidos: O fantástico salto triplo de Adhemar Ferreira da Silva, que nos deixava há 25 anos
Saudade: Há três anos morria Leonetti, goleiro que foi revelado pelo Corinthians
Achados & Perdidos: Baltazar e Sorato: o que estes dois ex-atacantes têm em comum?
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
Achados & Perdidos: Em filme de 1986, Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
Parabéns, Gilmar Rinaldi! Goleiro que sempre jogou em grandes clubes brasileiros, completa 67 anos!
Parabéns! Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 94, completa 58 anos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de pontas que brilharam por Galo e Cruzeiro!
Hoje é o dia do Treinador de Futebol: Relembre o icônico programa SuperTécnico, da Band