por Túlio Nassif
Naldo, o Ronaldo Aparecido Rodrigues, zagueiro e ídolo no futebol alemão, nasceu no dia 10 de setembro de 1982, em Londrina, Paraná. Casado com Carla, tem dois filhos, Naldo e Liz. Em 2017 seguia residindo em Gelsenkirchen, na Alemanha, onde defende as cores do Schalke 04.
No início de sua carreira, Naldo não tinha uma posição fixa. Veloz e ótimo cabeceador, ele chegou a atuar como volante, meia e até atacante. Mas, devido os seus 1,98 de altura, se destacou e despontou como zagueiro. E foi na zaga do extinto RS Futebol Clube, de 2002 a 2004, que ele começou a fazer sucesso no futebol, até ter sua contratação indicada para o Juventude, pelo então técnico Ivo Wortmann.
Titular em 2005, esteve ao lado de Antônio Carlos e Chicão, tendo chegado a levar o time de Caxias do Sul a liderança do Brasileirão por algumas rodadas. Essas boas atuações chamaram a atenção do Werder Bremen, da Alemanha, clube que Naldo acertou sua transferência. Lá, conquistou a Copa da Liga Alemã de 2006, as Supercopas da Alemanha de 2006 e 2009 e a Copa da Alemanha de 2009. A fase era tão boa, que em 2007 disputou a Copa América com a Seleção Brasileira e saiu campeão deste torneio.
Em julho de 2012, foi contratado pelo Wolfsburg, também da Alemanha e com o time foi campeão da Copa da Alemanha e da Supercopa da Alemanha, ambas em 2015. Após quatro anos ao término de seu contrato, foi anunciado pelo rival alemão Schalke 04, no dia 15 de junho de 2016.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a Couromoda, com Neto e Denilson Show
Achados & Perdidos: Relembre momentos marcantes de Luciano do Valle, que nos deixava há 11 anos
Diante do lanterna Sport, Corinthians tenta superar seu 'inferno astral'; as equipes
No Dia dos Povos Indígenas, veja todos os 'Índios' da seção 'Que Fim Levou?'
Saudade: Há oito anos morria Kaneco, o inventor da "carretilha" no futebol
F1: Norris lidera a sexta-feira em Jedá; Bortoleto tem um dia para esquercer
Olhos no retrovisor: Único campeão post mortem da F1, Jochen Rindt nascia há 83 anos
Parabéns, Rivaldo! Bola de Ouro em 99, revelado pelo Santa Cruz, ex-atacante completa 53 anos
F1: Verstappen impressiona mais uma vez e fica com a pole para o GP da Arábia Saudita