Por Roberto Gozzi
Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.
Marco Van Basten foi eleito o Jogador do Ano da FIFA de 1992. O atacante de 28 anos (na época) do Milan e da seleção holandesa recebeu o troféu dourado em cerimônia de gala na cidade portuguesa de Estoril. Ele sucedeu o alemão Lothar Matthäus, que conquistou o prêmio inaugural no ano anterior.
Treinadores das seleções de 71 países participaram da eleição, conduzida por três colaboradores: a FIFA, a Associação Europeia de Revistas Esportivas (ESM na sigla em inglês) e a adidas. Em primeiro lugar ficou Van Basten, com 161 pontos, seguido pelo búlgaro Hristo Stoichkov, do Barcelona, que marcou 88. Em terceiro ficou Thomas Hässler, da Roma, que já havia sido escolhido o melhor jogador alemão do ano. Berti Vogts entregou o troféu a Hässler no Casino Estoril, sede da cerimônia organizada pela revista esportiva A Bola e pelo canal português RTP.
Companheiro de Van Basten no Milan, o francês Jean-Pierre Papin ficou em quarto lugar, com empate na quinta posição entre Brian Laudrup e o também dinamarquês Peter Schmeichel.
"Sinto-me muito honrado de ter sido escolhido o melhor jogador de 1992 por treinadores com tanto conhecimento sobre futebol", contou Van Basten na ocasião.
O secretário-geral da FIFA, Joseph S. Blatter, homenageou Van Basten, descrevendo-o como "o jogador mais elegante, criativo e espetacular". O holandês era, então, o atacante estrangeiro de maior sucesso do futebol italiano. Apesar dos problemas com lesões na temporada 1987/88 e novamente durante a temporada de 1991/92, ele acumulou a marca de 89 gols na Série A.
Van Basten já havia sido eleito o melhor jogador da Europa em três oportunidades, feito somente igualado por Johan Cruyff e Michel Platini.
1° (161) votos, Marco Van Basten (Holanda)
2° (88) votos, Hristo Stoichkov (Bulgária)
3° (61) votos, Thomas Hassler (Alemanha)
Foto: UOL
Árbitro de Holanda x Alemanha soube de morte da mãe minutos antes do jogo
O momento em que Van Dijk abraça o árbitro Ovidiu HateganLesão no ombro tira Ter Stegen de jogos da seleção da Alemanha
Ter Stegen perderá jogos da Alemanha. Foto: AP Photo/Martin Meissner/Via UOLAchados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Parabéns, Paulo Autuori! Duas vezes campeão da Libertadores e uma vez Mundial, ele completa 69 anos
Achados & Perdidos: Nos 111 anos do Palmeiras, relembre a última festa de veteranos realizada pelo clube
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a moderna Cidade do Galo
Uma foto, uma história! Valdir Joaquim de Moraes treinando o goleiro Benitez
Perto dos líderes, Palmeiras recebe o Sport nesta segunda-feira; as formações
Achados & Perdidos: Saiba quem é Peter Shilton, o ex-goleiro que teve seu recorde superado por Fábio
Sem Neymar e com várias novidades, Ancelotti convoca a Seleção para os dois últimos jogos das Eliminatórias
Achados & Perdidos: Um pós-jogo em que Milton Neves e Alex Müller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Cadillac anuncia Bottas e Pérez como dupla para 2026, seu ano de estreia