Por Roberto Gozzi
Criado em 1991, teve fim em 2009, quando se anunciou a unificação desta premiação com o Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football, criando assim a Bola de Ouro da FIFA, um prêmio semelhante a este, mas com nova denominação.
O primeiro prêmio da FIFA de melhor jogador do mundo foi concedido em 1991 ao alemão Lothar Matthäus, ficando à frente do francês Jean-Pierre Papin e do inglês Gary Lineker.
A eleição foi promovida pela FIFA, pela adidas e pela Associação Europeia de Revistas Esportivas (ESM, na sigla em inglês). A eleição do melhor do mundo foi baseada em votos de treinadores e capitães das seleções internacionais. Cada participante teve três votos com pesos de, respectivamente, cinco, três e um pontos. Os vencedores foram ordenados pelo número de pontos obtidos.
Aproximadamente 30% dos votantes escolheram Matthäus. O resultado da eleição foi anunciado no sorteio dos grupos das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA, realizado em Nova York.
Cérebro da Alemanha no título mundial de 1990, o polivalente meio-campista e capitão da Inter de Milão ganhou fama de jogador aguerrido, que nunca joga a toalha: um líder no verdadeiro sentido da palavra. "Nunca fui o jogador mais talentoso", já declarou Matthäus em outra oportunidade. "Mas sempre soube os atalhos para dar conta do trabalho."
Com um currículo invejável que abrange 25 partidas em cinco edições da Copa do Mundo da FIFA (um recorde), 150 jogos pela seleção alemã, seis títulos da Bundesliga com o Bayern de Munique, cinco conquistas da Copa da Alemanha, dois títulos da Copa da UEFA, um troféu da Copa do Mundo da FIFA e um título da Eurocopa, não há dúvidas de que o alemão dá conta do trabalho.
1° (128) votos, Lothar Matthaus (ALE)
2° (113) votos, Jean Pierre Papin (França)
3° (40) votos, Gary Lineker (Inglaterra)
Foto: FIFA
No Z-4, Santos enfrenta o Ceará no Allianz Parque pelo Brasileirão; as formações
O dia em que Milton Neves foi homenageado pelo Paysandu
Achados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 23 anos
Ancelotti na Seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 24 anos
Achados & Perdidos: Há 65 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Saudade: Há cinco anos morria Xexa, goleiro baixinho que participou de um programa de Silvio Santos
Milton Neves marca presença na APAS, no estande da Cooxupé, que destacou o Café Evolutto
Oséas, 54 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra