por Marcelo Rozenberg
Maurício Assoline, o ex-goleiro Maurício, nasceu no dia 8 de julho de 1970, em Novo Horizonte. Despontou para o futebol no saudoso Novorizontino, em 1988. Passou depois por Portuguesa, Ponte Preta, Santos, Paysandu, Corinthians, América Mineiro, Fluminense, Portuguesa Santista, Juventude, Noroeste e São Bento de Sorocaba, até decidir encerrar a carreira. Tornou-se, então, treinador e preparador de goleiros.
Em 2008, estava trabalhando no Poços de Caldas, de Minas Gerais, na função de auxiliar técnico de João Carlos, ex-zagueiro com passagens por Corinthians e Cruzeiro.
Maurício viveu seus melhores momentos no Corinthians. Embora jamais tenha sido unanimidade no Parque São Jorge, fez parte de vários grupos campeões. Ajudou o clube a conquistar títulos como os paulistas de 1997, 99 e 2001, os brasileiros de 1998 e 99, e o Mundial de 2000. Segundo o Almanaque do Corinthians, de Celso Unzelte, fez 137 jogos pelo Timão com 59 vitórias, 31 empates, 47 derrotas e 161 gols sofridos.
Também teve passagens por seleções brasileiras de base.
Flu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLNenê pode estrear pelo Flu em clássico em que já foi herói, mas pelo rival
Nenê durante treinamento do Fluminense. Foto: LUCAS MERÇON/FLUMINENSE F.C/Via UOLCravo: Neymar será convocado por Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há quatro anos morria Dorval, ponta-direita da melhor linha de ataque do Santos
Achados & Perdidos: Caçapava, ídolo do Inter, completaria 71 anos hoje
O dia em que Milton Neves tornou-se Cidadão Teresinense
Saudade: Há cinco anos morria Carbone, um dos grandes volantes do futebol brasileiro
Saudade: Há três anos morria Jair Bala, ídolo do América-MG que também jogou por Fla e Verdão
Você já perdoou alguém neste Natal? Por Odir Cunha
Achados & Perdidos: Veja muitos gols de Enéas, que nos deixava há 37 anos
Achados & Perdidos: O Corinthians venceu o Cruzeiro em seu último jogo pelo Brasileiro de 71 com um golaço
Saudade: Preparador físico da Seleção Brasileira na Copa de 70, Admildo Chirol morria há 27 anos