Mario Haberfeld

Ex-piloto de Fórmula Indy

por Marcos Júnior Micheletti

O paulista Mario Haberfeld, nascido em 25 de janeiro de 1976, campeão britânico de Fórmula Ford, F3 e Fórmula Renault, com duas temporadas na Fórmula Indy, atualmente está à frente de uma atividade no Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Projeto Onçafari. Clique aqui e conheça.

A paixão por automobilismo começou em sua infância, pela amizade de seu pai com Nelson Piquet, que inclusive apresentou alguns contatos de patrocínio ao tricampeão da Fórmula 1.

Haberfeld chegou a acompanhar alguns testes de pneus da Fórmula 1 no extinto circuito carioca de Jacarepaguá, sempre perto de Nelson Piquet.

Um sítio da família, no interior de São Paulo, foi o início de sua atividade prática com carros, inicialmente com um pequeno buggy. Daí, veio a vontade de competir com kart.

Ingressou no curso de Engenharia Mecânica mas em seguida mudou-se para a Inglaterra, onde ficou por nove anos. No começo, dividindo uma casa em Cambridge com outros pilotos brasileiros: Rubens Barrichello, Gualter Salles, Ricardo Rosset e Cristiano da Matta.

Antes de chegar à Fórmula Indy, Mario Haberfeld disputou quatro temporadas pela Fórmula 3000, entre 1999 e 2002.

Ingressou na Fórmula Indy em 2003, pela equipe Conquest, concluindo a temporada em 12º lugar. No ano seguinte, pela Walker, encerrou o ano em 13º lugar.

É casado com Ana Cristina Medeiros Haberfeld, com quem tem dois filhos.

Habitualmente ele faz a "ponte-aérea" de Miami (onde reside) a Mato Grosso do Sul para cuidar de perto do Projeto Onçafari, que visa a preservação da onça pintada a partir de um trabalho de conscientização junto aos fazendeiros da região, bem como a habituação do animal, valorizando o ecoturismo.

Em setembro de 2014 esteve na redação do Portal Terceiro Tempo, participando do Bella Macchina, canal de automobilismo do site de Milton Neves.

ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE MARIO HABERFELD A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO BELLA MACCHINA, EM SETEMBRO DE 2014, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES