por Marcos Júnior Micheletti
O paulista Mario Haberfeld, nascido em 25 de janeiro de 1976, campeão britânico de Fórmula Ford, F3 e Fórmula Renault, com duas temporadas na Fórmula Indy, atualmente está à frente de uma atividade no Pantanal do Mato Grosso do Sul, o Projeto Onçafari. Clique aqui e conheça.
A paixão por automobilismo começou em sua infância, pela amizade de seu pai com Nelson Piquet, que inclusive apresentou alguns contatos de patrocínio ao tricampeão da Fórmula 1.
Haberfeld chegou a acompanhar alguns testes de pneus da Fórmula 1 no extinto circuito carioca de Jacarepaguá, sempre perto de Nelson Piquet.
Um sítio da família, no interior de São Paulo, foi o início de sua atividade prática com carros, inicialmente com um pequeno buggy. Daí, veio a vontade de competir com kart.
Ingressou no curso de Engenharia Mecânica mas em seguida mudou-se para a Inglaterra, onde ficou por nove anos. No começo, dividindo uma casa em Cambridge com outros pilotos brasileiros: Rubens Barrichello, Gualter Salles, Ricardo Rosset e Cristiano da Matta.
Antes de chegar à Fórmula Indy, Mario Haberfeld disputou quatro temporadas pela Fórmula 3000, entre 1999 e 2002.
Ingressou na Fórmula Indy em 2003, pela equipe Conquest, concluindo a temporada em 12º lugar. No ano seguinte, pela Walker, encerrou o ano em 13º lugar.
É casado com Ana Cristina Medeiros Haberfeld, com quem tem dois filhos.
Habitualmente ele faz a "ponte-aérea" de Miami (onde reside) a Mato Grosso do Sul para cuidar de perto do Projeto Onçafari, que visa a preservação da onça pintada a partir de um trabalho de conscientização junto aos fazendeiros da região, bem como a habituação do animal, valorizando o ecoturismo.
Em setembro de 2014 esteve na redação do Portal Terceiro Tempo, participando do Bella Macchina, canal de automobilismo do site de Milton Neves.
ABAIXO, A ENTREVISTA COMPLETA DE MARIO HABERFELD A MARCOS JÚNIOR MICHELETTI NO BELLA MACCHINA, EM SETEMBRO DE 2014, COM EDIÇÃO DE LUCAS MICHELETTI
Líbero que atuou exclusivamente no Milan e Seleção Italiana, Baresi completa 65 anos
Ele disputou 720 partidas pela equipe milanesa. Foto: arquivo pessoal de BaresiOlhos no retrovisor: Gilles Villeneuve, o acidente fatal há 43 anos
Piloto era a aposta do time italiano para conquistar vários títulos. Foto: DivulgaçãoFausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami