Marinho

Ex-piloto brasileiro

por Marcos Júnior Micheletti

Mario Cesar de Camargo Filho, o Marinho, um dos principais pilotos brasileiros de todos os tempos, mito nas corridas de rua e também em estradas e autódromos, morreu em 3 de janeiro de 2020, aos 82 anos.

Marinho residia na cidade de Ourinhos, interior de São Paulo, onde era proprietário de um posto de combustíveis, o "Posto Marinho", com bandeira Ipiranga.

Casado com Suzana, com quem teve quatro filhos (Rodrigo, Alexandre, Flávia e Cláudia), Marinho nasceu em Ribeirão Claro-PR no dia 15 de janeiro de 1937, e fez sua estreia oficial como piloto aos 20 anos, em 1957, em uma prova de Subida de Montanha, na Estrada Velha de Santos, com um Volks, terminando em terceiro lugar em sua categoria, para carros de até 1.3 litros.

Depois, a convite de Jorge Lettry, chefe da equipe de competições da Vemag, marcou época nos carros de tração dianteira e motor dois tempos

Com uma pilotagem refinada, Marinho competiu pela DKW entre 1958 e 1967, vencendo inúmeras provas, tornando-se o "Rei de Piracicaba", vencendo as cinco provas que disputou na cidade do interior paulista, em 1960, 1961, 1964, 1965 e 1966, com DKW Vemag, exceto em 1965, quando competiu com DKW Malzoni.

Em dez anos de carreira somou 34 vitórias, correndo sozinho ou em dupla. Bird Clemente, contemporâneo de Marinho, foi um de seus parceiros nas pistas, além de grande amigo fora delas.

Quando deixou o automobilismo manteve-se ligado aos carros, inicialmente como dono de concessionária GM e depois Chrysler, em Ourinhos.

Ajudou a Chrysler nas melhorias do Dodge 1800 (apelidado de "Dodge 1800 Defeitos"), rebatizado de Polara, na tentativa da montadora em concorrer com a Ford, GM e Volks no mercado dos carros médios e mais econômicos, na esteira das duas grandes crises do petróleo, em 1973 e 1979.

O Polara, de fato, melhorou com a ajuda de Marinho, mas a Chrysler encerrou suas atividades no Brasil, após ser adquirida pela Volks, interessada na produção de caminhões da montadora norte-americana.

Marinho ainda trabalhou com caminhões, participando do projeto do modelo da Volkswagen e do motor MWM.

Foto: Marcos Júnior/Portal TT

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES