por Túlio Nassif
Filho de Sebastião Custódio da Silva e Maria Isabel Mendonça Silva, Marcos Vinicius Mendonça Filho nasceu no dia 22 de abril de 1956, na cidade mineira de Três Pontas. Casado com dona Claudia Vasconcelos Mendonça Silva, tem três filhos, Vinicius, Adriano e Ygor.
Iniciou sua carreira nas categorias de base do Atlético-MG, em 1975. E lá mesmo começou a rechear seu currículo com título, ao vencer por duas vezes a Taça São Paulo, de 1975 e 1976.
As boas atuações lhe renderam uma vaga na equipe principal em 1977, mas logo fora emprestado para Valeriodoce-MG por seis meses para a disputa do Campeonato Mineiro, isso no primeiro semestre, porque no segundo, defendeu o Goytacaz-RJ por um ano.
Marcos virou o ano atuando em alto nível, ocasionando uma disputa entre os clubes pelo seu futebol. Em 1978, pelo Atlético-GO, completou apenas 11 meses de contrato e foi devolvido Galo, para se recuperar de uma grave lesão que sofrera no tornozelo direito. Com isso, firmou contrato de dez meses e ao seu final, conseguiu esticá-lo por mais dois, até 1982. Foram 60 partidas e nenhum gol, porém, conquistou dois estaduais, de 1980 e 1981 e o Torneio Costa do Sol de 1980.
Em 1982 foi novamente emprestado, desta vez, ao América de Rio Preto-SP. Após seis meses retornou ao Atlético-MG e sem contrato foi envolvido em uma troca com o América-MG, que cedeu Paulinho Kiss para contar com Marcos em seu elenco por um ano.
Posteriormente, jogou em vários times, como: Americano-RJ em 1984, Goytacaz-RJ em 1985, América de Rio Preto-SP em 1986, Vila Nova-MG em 1987 e Rio Branco-MG em 1989, onde encerrou carreira aos 33 anos.
Cazares treina no Galo pela 1ª vez, mas só jogará final "se estiver 100%"
Foto: DANIEL TEOBALDO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO/Via UOLAchados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos