Márcio Tovar

Mesa-tenista santista campeão sul-americano
por Carlos Alberto Mano Prieto (Gigi)
 
O mesa-tenista Marcio Damião Samia Tovar, conhecido no meio esportivo como Marcio Tovar, nasceu em Santos-SP, no dia 16 de março de 1956, é casado e tem duas filhas.
 
Iniciou a carreira como jogador de tênis de mesa aos 11 anos de idade, em 1967, no Clube Internacional de Regatas de Santos, incentivado por seu pai Lidio Tovar (várias vezes campeão santista e também seu treinador).
 
Logo em seu primeiro ano na modalidade, sagrou-se Campeão Santista da categoria infantil. Em 1968 foi descoberto pelo treinador Décio Lisboa Pereira e transferiu-se para o Esporte Clube Senador Feijó de Santos (que possuía a melhor equipe de tênis de mesa do Brasil na época). Na ocasião conquistou os títulos de Bi-Campeão Torneio Inicio e Bi-Campeão do Torneio de Encerramento da Federação Paulista de Tênis de Mesa/FPTM.
 
Ao longo da carreira, Marcio Tovar conquistou aproximadamente 100 títulos entre os quais: Pentacampeão Paulista, Tri-Campeão Brasileiro, Campeão Sul Americano, Tri-Campeão Jogos Regionais e Vice-Jogos Abertos do Interior/1972 . Foi integrante das seleções : Santista, Paulista e Brasileira.
 
Antes de integrar a equipe principal do Santos FC em 1989 e 1990, Tovar jogou no Esporte Clube Senador Feijó, Clube de Regatas Saldanha da Gama, Pasteur Futebol Clube, Clube de Regatas Vasco da Gama e A.A. do Banco do Brasil. Marcio Tovar atua na modalidade há 40 anos (1967/2007) e é considerado vovô do tênis de mesa de Santos e um dos mais antigos do Brasil.
 
Aos 52 anos de idade tem como um dos seus momentos mais importantes da carreira a sua passagem pelo Santos FC, onde participou de duas vitoriosas excursões internacionais com a equipe de Tênis de Mesa a Lima/Peru nos anos de 1989 e 1990. A equipe do Santos FC viajou a esse país sul-americano para disputar amistoso internacional contra o Campeão Peruano Clube de Regatas Lima.
 
Mesmo jogando na casa do adversário, os Santistas venceram por 3 a 2 demonstrando a supremacia do Alvinegro Praiano. "Foi uma vitória muito emocionante. É muito difícil ganhar deles lá no Peru, quanto mais com toda a torcida contra. Foram jogos que me marcaram. Foram também as duas únicas viagens ao exterior de uma equipe do Santos Futebol Clube na modalidade?.
 
Por tudo que fez pelo tênis de mesa do Santos FC e da Cidade de Santos, Marcio Tovar recebeu da Câmara Municipal de Santos o honroso título de Cidadão Emérito de Santos.
 
Atualmente é árbitro dos quadros da Federação Paulista/FPTM e da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa/CBTM. Defendeu a Seleção da Espanha de Tênis de Mesa que disputou o Campeonato Mundial de Veteranos/2008 no Rio de Janeiro, em virtude de ter adquirido a cidadania espanhola em 1967 e recebido o passaporte Comunitário Espanhol em 2006.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES