Marcelo Tas

Jornalista multimídia
por Marcos Júnior Micheletti

Marcelo Tristão Athayde de Souza, ou simplesmente Marcelo Tas (iniciais de seus três sobrenomes), comandou durante sete anos o programa CQC (Custe o Que Custar) pela Rede Bandeirantes, desligando-se da emissora do Morumbi no final de 2014.
 
A partir de 2015, no GNT, começou a apresentar ao lado de Léo Jaime, João Vicente e Xico Sá, o programa "Papo de Segunda". 
 
Em maio de 2019 iniciou como apresentador do "Provocações", programa da TV Cultura que foi apresentado pelo saudoso Antônio Abujamra (1932 0 2015), que esteve à frente da atração entre 2000 e 2015.
 
Natural da cidade de Ituverava, interior de São Paulo, onde nasceu no dia 10 de novembro de 1959, Marcelo Tas teve uma infância marcada pela vida livre, brincando na rua e em total contato com a natureza e uma grande proximidade com os avós e bisavós.

As estações de rádio captadas pelas ondas curtas também fizeram parte do dia a dia de Tas quando ainda menino.

Filho de professores, sua mãe do primário e seu pai de educação física, é pai de três filhos: Luiza, do primeiro casamento, e Miguel e Clarice de sua segunda união.

Ingressou nas Escola de Cadetes da Aeronáutica de Barbacena com o intuito de seguir carreira militar como piloto da FAB (Força Aérea Brasileira) mas desistiu para ingressar na Poli (USP), em engenharia civil, formando-se em 1983, mas acabou iniciando sua carreira mesmo na televisão, no programa 23ª hora, criado pelo jornalista Goulart de Andrade na produtora Olhar Eletrônico, ao lado de Fernando Meirelles, estreando na TV Gazeta, criando um dos personagens que marcou sua carreira: o intrépido repórter Ernesto Varela, cujo câmera-man era o próprio Meirelles, hoje cineasta consagrado que utilizava o pseudônimo Valdeci.

Na política, desconcertou Paulo Maluf quando perguntou se era verdade que ele era corrupto. Maluf virou as costas e não respondeu.

Gravou dois especiais memoráveis: "Ernesto Varela em Cuba" e "Ernesto Varella, de Serra Pelada a New York".

Trabalhou como ator em dois programas de muito sucesso na TV Cultura de São Paulo, o Ra Tim Bum (como Professor Tibúrcio) e no Castelo Rá-Tim-Bum (como o Telekid, que tinha o bordão "Porque sim não é resposta").

Também na TV Cultura apresentou outro programa que marcou época, o "Vitrine", além de ter sido contratado pela Globo para apresentar o Video Show e o Programa Telecurso 2000, como diretor de criação.

Em 2008 estreou na Band o CQC e em 2012 o Conversa de Gente Grande, ambos criados por produtoras argentinas com suas versões para o Brasil.

Também tem um blog, o blogdotas.terra.com.br.

Com informações obtidas no programa "De Frente com Gabi", no SBT, apresentado por Marilia Gabriela.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES