Manoel Barrionuevo (Nenê)

Preparador Físico

Por João Antonio de Carvalho

Manoel Barrionuevo, o Nenê, nasceu em São Paulo, em 24 de dezembro de 1953 e é formado em Educação Física e Pedagogia, tendo feito vários cursos de extensão nessas áreas.

Já passou por várias funções, como preparador físico, treinador, auxiliar, coordenador e diretor técnico. Fez estágio com treinadores como os italianos Arrigo Sacchi e Giovanni Trapattoni, em 1990.

Começou a carreira de preparador físico na Portuguesa, em 1986, e no Brasil já teve passagens por Catanduvense, Santo André, São José, Araçatuba, Comercial, Inter de Limeira, Goiás, Santos e Paulista de Jundiaí.

Sua primeira experiência internacional foi no Al Hilal, da Arábia Saudita, em 1994/95, onde trabalhou com o ex-zagueiro Oscar Bernardi. Na sua segunda passagem pelo Al Hilal, entre 2004 a 2006, trabalhou novamente com Oscar Bernardi e com Candinho, Marcos Paquetá, Toninho Cerezo. No total foram seis títulos pelo clube árabe. 

 Também passou pelo Hajer Club e no Al Qadisiya, também da Arábia, no Consodale Sapporo, do Japão, onde trabalhou com Takeshi Okada, e no Famalicão, de Portugal, ao lado de Abel Silva. No Sapporo foi campeão da J-League Divisão 2, e o centroavante do time era Emerson Sheik.

Seu principal trabalho foi na seleção da Jordânia, entre 2009 a 2017, quando trabalhou com treinadores como o egípcio Hossan Hassan, que disputou a Copa de 1990, o belga Paul Put, e os ingleses Harry Redknapp e Ray Wilkins, que disputou as Copas de 1982 e 1986 e foi auxiliar de Felipão no Chelsea.

Na seleção da Jordânia alcançou como grande resultado e classificação para a Copa da Ásia, em 2011, onde a equipe se classificou para a segunda fase de forma invicta e só foi eliminada nas oitavas ao perder de 2 a 1 para o Uzbequistão.

Trabalhou com treinadores como Cabralzinho, Geninho, Pedro Rocha, Renê Simões, Gilson Nunes, Marcos Paquetá, Candinho, Celso Roth, Takeshi Okada (Japão), Adnan Hamads (Jordânia), Abel Silva (Portugal) e João Paulo Medina, entre outros.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES