Por João Antonio de Carvalho
Manoel Barrionuevo, o Nenê, nasceu em São Paulo, em 24 de dezembro de 1953 e é formado em Educação Física e Pedagogia, tendo feito vários cursos de extensão nessas áreas.
Já passou por várias funções, como preparador físico, treinador, auxiliar, coordenador e diretor técnico. Fez estágio com treinadores como os italianos Arrigo Sacchi e Giovanni Trapattoni, em 1990.
Começou a carreira de preparador físico na Portuguesa, em 1986, e no Brasil já teve passagens por Catanduvense, Santo André, São José, Araçatuba, Comercial, Inter de Limeira, Goiás, Santos e Paulista de Jundiaí.
Sua primeira experiência internacional foi no Al Hilal, da Arábia Saudita, em 1994/95, onde trabalhou com o ex-zagueiro Oscar Bernardi. Na sua segunda passagem pelo Al Hilal, entre 2004 a 2006, trabalhou novamente com Oscar Bernardi e com Candinho, Marcos Paquetá, Toninho Cerezo. No total foram seis títulos pelo clube árabe.
Também passou pelo Hajer Club e no Al Qadisiya, também da Arábia, no Consodale Sapporo, do Japão, onde trabalhou com Takeshi Okada, e no Famalicão, de Portugal, ao lado de Abel Silva. No Sapporo foi campeão da J-League Divisão 2, e o centroavante do time era Emerson Sheik.
Seu principal trabalho foi na seleção da Jordânia, entre 2009 a 2017, quando trabalhou com treinadores como o egípcio Hossan Hassan, que disputou a Copa de 1990, o belga Paul Put, e os ingleses Harry Redknapp e Ray Wilkins, que disputou as Copas de 1982 e 1986 e foi auxiliar de Felipão no Chelsea.
Na seleção da Jordânia alcançou como grande resultado e classificação para a Copa da Ásia, em 2011, onde a equipe se classificou para a segunda fase de forma invicta e só foi eliminada nas oitavas ao perder de 2 a 1 para o Uzbequistão.
Trabalhou com treinadores como Cabralzinho, Geninho, Pedro Rocha, Renê Simões, Gilson Nunes, Marcos Paquetá, Candinho, Celso Roth, Takeshi Okada (Japão), Adnan Hamads (Jordânia), Abel Silva (Portugal) e João Paulo Medina, entre outros.
Saudade: Há quatro anos morria Douglas Porto, brilhante nome do rádio paulista
Antes de ser narrador ele foi sonoplasta. Foto: ReproduçãoMorreu Ramiro Valente, ex-zagueiro do Santos e Atlético de Madrid
Ele conquistou vários títulos pelo clube da Vila Belmiro. Foto: ReproduçãoOficial: Fórmula 1 retorna à Globo em 2026
Saudade: Há 11 anos morria o corintianíssimo Dr. Osmar de Oliveira
Parabéns! Emerson Leão, ídolo de palmeirenses e corintianos, completa 76 anos
Olhos no retrovisor: Milton Neves, carros, corridas, autódromos e encontros com pilotos
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Leão defendeu três pênaltis contra o Corinthians
Gol de Rivellino em seu 100º jogo pela Seleção; 'Jogador com nome mais bonito do futebol', diz Milton Neves
Achados & Perdidos: A última vez que Garrincha e Pelé jogaram juntos uma partida oficial pela Seleção Brasileira
Líder, Flamengo encara o São Paulo que reestreia Crespo na retomada do Campeonato Brasileiro; as equipes
Felipe Massa se reencontra com a Ferrari de 2008 no Festival de Goodwood
Saudade: Há um ano morria Tobias, ex-goleiro campeão paulista de 1977 pelo Corinthians