por Marcelo Rozenberg
Maneca, o Manoel Ferreira Machado, mineiro de Lagoa Dourada, onde nasceu em 14 de agosto de 1950, atualmente reside em São João Del Rei (MG), trabalhando como treinador em uma escolinha de futebol.
Maneca foi um bom meia que começou sua carreira profissional pelo Valerioriodoce (MG) em 1973 e passou pelo Uberlândia antes de chegar ao América Mineiro, clube que defendeu entre 1977 e 1980.
Ele conta que mesmo sendo torcedor fanático do Cruzeiro, marcou um gol contra o time do coração vestindo a camisa do Coelho, feito que jamais saiu de sua memória.
O tento ocorreu em um jogo válido pelo Campeonato Mineiro de 1979, e acabou facilitando a vida do Atlético Mineiro, que por fim levantou o título estadual da temporada.
Depois de jogar pelo América Mineiro ele defendeu o Noroeste de Bauru (SP), Central de Caruaru (PE), Treze da Paraíba e encerrou sua carreira pelo Fabril de Lavras (MG).
Seus seis irmãos também foram jogadores de futebol.
F1: Leclerc fecha o ciclo de treinos livres na frente para o GP da Espanha
Monegasco da Ferrari liderou todas as sessõs em Montmeló. Foto: Scuderia FerrariPerto do Z-4, Flamengo recebe o Goiás no Maracanã; as equipes
Rubro-negros durante atividade no CT Ninho do Urubu. Foto: Gilvan de Souza/FlamengoSúmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Corinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Cavalo e simbologia
Por que Ramires demora a estrear e ainda nem treinou com bola no Palmeiras
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019