Lula, o Luís Ribeiro Pinto Neto, ótimo ponta-esquerda do Internacional, de 1974 a 1977, e do Fluminense, de 1966 a 1973, trabalhou como técnico na Arábia Saudita até 2002 e voltou para o Brasil.
Hoje ele está aposentado na linda Recife (PE), onde administra seus imóveis, mas continua ligado ao futebol, buscando e revelando novos craques. Dizem até que se receber um convite para voltar a ser técnico, ele chuta a aposentadoria para escanteio e retorna ao banco de reservas.
Lula, que nasceu em Arco Verde (PE), começou a carreira no Ferroviário de Natal-RN e também jogou no Palmeiras e no Sport . Ele chegou a assumir o comando técnico do River de Teresina (PI).
Com a camisa do Verdão foram apenas 16 jogos (12 vitórias, 2 empates, 2 derrotas) e nenhum gol marcado (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti).
Lula, portanto revelado pelo Ferroviário de Natal, foi logo transferido para o Fluminense ao ser observado por um olheiro do tricolor carioca. Viveu grandes momentos naquele time do Flu que foi campeão carioca em 1969, 1971 e 1973 e da Taça Brasil de 1970.
Mas, os melhores momentos de Lula foram vividos no Internacional de Porto Alegre, quando o Colorado era o maior time do mundo e ninguém falava nada.
Em 1975 e 1976, o Inter teve jogadores inesquecíveis como: Manga, Cláudio, Figueroa, Vacaria, Marinho Peres, Caçapava, Batista, Falcão, Carpegiani, Valdomiro, Dario, Flávio Minuano, Escurinho e técnicos competentes como Dino Sani e Rubens Minelli.
Copa Libertadores da América de 1976 Cruzeiro 5 x 4 Internacional Data: 07/03/1976 Local: Mineirão Público: 65.463 pagantes Árbitro: Luís Pestarino (Argentina) Gols: Palhinha 4 e 10, Lula 14, Joãozinho 21 e Lula 39 do 1º; Zé Carlos (contra) 6, Joãozinho, Ramón 25 e Nelinho (pênalti) 39 do 2º INTERNACIONAL: Manga; Cláudio Duarte (Valdir), Figueroa, Hermínio e Vacaria; Caçapava e Falcão; Valdomiro, Flávio (Ramón), Escurinho e Lula Técnico: Rubens Minelli CRUZEIRO: Raul; Nelinho, Moraes, Darci Menezes e Vanderlei; Zé Carlos e Eduardo; Roberto Batata (Isidoro), Jairzinho, Palhinha e Joãozinho Técnico: Zezé Moreira
Veja abaixo os nove gols do maior jogo de futebol do qual o Lula participou:
ABAIXO, COM LOCUÇÃO DE MILTON NEVES, FLUMINENSE 0 X 2 INTERNACIONAL, JOGO DA SEMIFINAL DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1975, DISPUTADO EM 7 DE DEZEMBRO. LULA FEZ O SEGUNDO GOL DO INTER.
Atuou em 13 partidas, sendo 11 vitórias e dois empates. Marcou dois gols. Fonte: Seleção Brasileira - 90 Anos Autores: Antonio Carlos Napoleão e Roberto Assaf