por Marcelo Rozenberg
Gaúcho nascido em 9 de junho de 1924, Luiz Mendes foi um dos maiores nomes do jornalismo esportivo de todos os tempos. O histórico jornalista morreu na manhã do dia 27 de outubro de 2011, aos 87 anos, no Rio de Janeiro, por complicações decorrentes de uma leucemia linfocítica. O "comentarista da palavra fácil" também sofria de diabetes.
Carreira de sucesso que começou na década de 1940 na rádio Farroupilha (RS). Mendes hegou ao Rio de Janeiro em 1944 para trabalhar como locutor comercial da Rádio Globo, mas dois anos depois já transmitia futebol.
Além de Globo e Farroupilha, Luiz Mendes integrou também o time da Rádio Tupi, na década de 90. Conhecido como o "comentarista da palavra fácil", o bordão mais conhecido do ex-radialista era o "Minha gente...?, maneira como ele costumava iniciar suas transmissões.
No currículo, um feito memorável, por de ter participado da primeira transmissão de televisão em cores do Rio de Janeiro, ocorrida em 1972. Botafoguense assumido, cobriu 13 Copas do Mundo.
O histórico jornalista deixou a viúva Daisy Lucidi, famosa atriz e radialista que morreu em 7 de maio de 2020, aos 88 anos. O casal teve um filho, netos e uma bisneta.
Um agradecimento especial ao ótimo Gustavo Machado, jornalista que ajudou Luiz Mendes a garimpar as maravilhosas fotos desta página.
Novo técnico do PSG pede que Neymar fique no clube
Christophe Galtier disse que conta com Neymar para a próxima temporada. Foto: DivulgaçãoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019