Luiz Gonzaga de Aguiar, grande repórter esportivo da Rádio Bandeirantes, morreu no dia 5 de março de 2025, aos 86 anos. O grande jornalista foi vítima de insuficiência respiratória.
Um de seus últimos trabalhos foi na Rede Vida, onde apresentou o programa "Linha Jurídica".
Nascido em Barretos (SP) no dia 21 de abril de 1938, ele, que tinha residência em São Paulo (no Morumbi) e em Ribeirão Preto (SP), foi casado com Dona Vilma, com que teve dois filhos e dois netos.
Abaixo, leia o texto de Edgard Ortiz sobre a carreira de Luiz Gonzaga de Aguiar.
"Luiz Gonzaga de Aguiar nasceu na modesta cidadezinha de Colônia (SP), pertinho de Barretos, onde o Rio Pardo marca encontro com o Rio Grande. Filho do Seo Dinamérico, exímio alfaiate e de Dona Zizi, que sempre se esmerou na boa educação dos filhos, foi seminarista e quase se tornou padre. Até hoje ele é capaz de rezar uma missa inteira em latim.
A linda e imponente voz e a vocação do radialista logo o colocaram em destaque no rádio de Barretos. Depois veio a PRA 7, em Ribeirão Preto (SP), onde se consagrou como grande narrador de futebol. E não tardou para que o inesquecível Pedro Luiz o convidasse para integrar o famoso Scratch do Rádio da Bandeirantes. Então mostrou sua veia de extraordinário repórter, o primeiro brasileiro a entrevistar Yuri Gagarin, vivendo nos gramados e era Pelé e tudo de bom que aconteceu no futebol da época.Mas ele queria e podia muito mais. Convidado pela Band, topou entrar no mundo musical e fez muito sucesso com o programa Os Brotos Comandam, no auge do rock e da Jovem Guarda, que comandou por muitos anos.
Numa investida irresistível, aceitou convite e foi para Rádio Tupi. No Sumaré mostrou toda a sua grande categoria, obtendo, no rádio, índices de audiência que fazem inveja à moderna televisão. Teve também uma produtora com estúdios próprios onde produzia programas diários que iam ao ar em mais de 100 emissoras espalhadas pelo imenso Brasil.
Sua vocação para ajudar os colegas levou-o a ser líder sindical e presidiu o Sindicato dos Radialistas, tendo adquirido a sua sede própria. Foi Diretor Artístico da Tupi, organizou e comandou a Equipe Esportiva ELA, na Rádio Difusora-SP, voltou à Ribeirão Preto onde foi dono da Rádio Cultura e também Secretário da Cultura da Prefeitura de Ribeirão Preto. Na televisão obteve o mesmo sucesso que o rádio lhe deu. Fez o Programa que inaugurou a TV Bandeirantes, atuou também na TV Excelsior, TV Record (Franca).
Atualmente está na Rede Vida, onde produz e apresenta o programa, LINHA JURÍDICA, inspirado e conseqüência do seu ótimo relacionamento com o mundo judiciário e empresarial, onde se destaca nos dias de hoje como organizador e promotor de grandes e badalados eventos nacionais e internacionais.
Sempre em ascensão, não conhece limites e faz da simplicidade, companheirismo e amizade sincera o seu maior trunfo na conquista dos que com ele convivem. Vilma, sua esposa e grande amor de sua vida, Andréa e Daniella, as lindas e tão queridas filhas, Carolina e Bernardo, os "super-netos? e os genros José e Aloísio Junior, compõem o seu "pequeno-grande mundo?, o mesmo mundo que o consagrou também como cantor e freqüentador constante das paradas de sucesso. Foram muitas as canções que ele gravou, cantou e encantou. Recentemente foram todas reunidas em um CD.
"Oi turma!!!" foi sempre a sua marca registrada e com essa saudação ele dava início a todos os seus programas.
A felicidade entrou pela porta da sua vida e veio para ficar. Parece que o Senhor nunca deixou de acarinhar aquele jovenzinho seminarista que jamais se esqueceu do que aprendeu. Quem duvidar pode começar a rezar com ele, uma missa inteira em latim.
Edgard Ortiz?
Ídolo do Náutico, com passagem pelo Palmeiras, Bizu completa 65 anos
O ex-centroavante é muito querido pela torcida do Timbu. ReproduçãoOlhos no retrovisor: Tom Pryce, que completaria 76 anos, teve morte anunciada no Brasil por Milton Neves
Achados & Perdidos: Roberto Rivellino atuando pelo Vitória? Veja o que de fato aconteceu!
Parabéns, Jackie Stewart, 86 anos! Veja o tricampeão em 2023, guiando sua Tyrrell de 1973
Ancelotti vibra com primeira vitória na seleção: 'Achei um jogo completo'
F1: Após tríade de corridas na Europa, Canadá é o palco da etapa deste fim de semana; a programação
Achados & Perdidos: O fim do jejum palmeirense, há 32 anos, em goleada contra o Corinthians
Em vídeo, 'Antes & Depois' de pilotos que foram campeões mundiais de Fórmula 1
Saudade: Há sete anos morria Zé Carlos, ídolo do Guarani e Cruzeiro
Em duelo da segunda folha da tabela do Brasileiro, Corinthians enfrenta o Grêmio em Porto Alegre; as formações
Achados & Perdidos: Há 11 anos o Brasil estreava na Copa com vitória sobre a Croácia