Natural de Paysandú, cidade próxima da fronteira uruguaia com a Argentina, Cubilla nasceu em 28 de março de 1940 e começou sua carreira no ataque do tradicional Peñarol, em 1957. Já no início de sua trajetória, o veloz centroavante encontrou lugar em uma equipe de raro talento, que ficou marcada no futebol uruguaio pelo tetracampeonato nacional consecutivo, entre 1958 e 1961, e pelo bicampeonato da Copa Libertadores, em 1960 e 1961.
O sucesso na equipe carbonera rendeu fama ao atacante, que foi negociado com o Barcelona, da Catalunha, em 1962. Sem boas aparições no Barça, Cubilla ficou apenas duas temporadas na Espanha e retornou para a América do Sul, desta vez como jogador do River Plate.
Em 1969, retornou ao seu país de origem assinando com o Nacional, grande rival do Peñarol, onde ficaria por seis anos. Atuou também pelo Defensor do Uruguai, sua última equipe como profissional do futebol.
Tornou-se treinador e passou por diversas equipes do futebol sul-americano. Suas maiores conquistas na área técnica foram à frente do Peñarol, com um título nacional, e com o Olímpia-PAR, vencendo duas vezes a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes.
Pela Seleção Uruguaia, Cubilla foi convocado para três Copas do Mundo: 1962, 1970 e 1974. Contra o Brasil, na Copa do México, foi autor do único gol celeste na derrota por 3 a 1 para os brasileiros.
Saudade: Ex-ponta do São Paulo, Walter Zum-Zum morria há três anos
Ele atuou pelo Tricolor entre 1964 e 1970Achados & Perdidos: A última vez que Pelé e Garrincha disputaram uma partida oficial
Saudade: Há um ano morria Fantick, ex-lateral da Portuguesa e do Botafogo-PB
Tentando se afastar do Z-4, Santos recebe o desesperado Fortaleza; as formações
Buscando aproximação do G-7, Corinthians e Grêmio se enfrentam em Itaquera; os times
Saudade: Há cinco anos morria Luiz Carlos Gertel, brilhante radialista brasileiro
Alan Jones, completando 79 anos, precisou superar um forte companheiro de equipe para ser campeão da F1
F1: Com números robustos no Brasil, mas em temporada apagada, Ferrari não vence em Interlagos desde 2017
F1: Jarier 'bateu na trave' para ganhar em Interlagos; Vitória 'caiu no colo' de Pace em 1975
Uma foto, uma história! O saudoso Oberdan Cattani ao lado do ex-presidente palmeirense Paulo Nobre
Saudade: Um dos grandes nomes do futebol mundial, Gerd Müller completaria 80 anos