Luis Alberto Volpe nasceu em Sertãozinho, interior de São Paulo, no dia 02 de agosto de 1952. Morreu em São Paulo no dia 18 de fevereiro de 2020.
Formou-se em jornalismo pela Universidade de Ribeirão Preto em 1977. A partir daí construiu sólida carreira em grandes empresas de comunicação.
Volpe foi narrador, apresentador e locutor e fez trabalhos memoráveis na televisão brasileira.
Nos Canais ESPN apresentou o consagrado 30 Minutos, além do SportsCenter e do Histórias do Esporte. Trabalhou na empresa por 20 anos, deixando o canal em 2015.
Trabalhou também na Rede Globo (1981/1985) e no SBT (janeiro a dezembro de 86), além de fazer parte da equipe de esportes da Rádio Globo (1981/1985).
Entrou para a história da TV Cultura ao se notabilizar como o apresentador do programa Grandes Momentos do Esporte, que apresentava reportagens especiais.
Trabalhou na emissora paulista de janeiro de 1987 a dezembro de 1994. Nestes oito anos, além de apresentador, foi também repórter, narrador e editor-chefe.
O cargo de chefia exerceu também na ESPN.
Veja aqui a homenagem da ESPN ao jornalista Luis Alberto Volpe.
Morre Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
Bento de Oliveira cobriu quatro Copas do MundoCorinthians e Flamengo empatam em jogo de defesas e muito VAR em Itaquera
Súmula ignora, mas copo atirado em Gabigol pode dar punição ao Corinthians
Está no caminho? Desempenho agrada corintianos, que agora querem resultados
Luis Fabiano: "Falam que tenho a cara do Corinthians. É um respeito legal"
E. Ribeiro e Vitinho têm lesões detectadas e desfalcam Fla na Libertadores
São Paulo piora no 2º tempo? Números negam tese em meio a jejum de vitórias
Cavalo e simbologia
Jesus reprova protesto no Flamengo: "paixão pelo clube não é isso"
Os cavalos sentem frio?
As belas da Stock na etapa decisiva do campeonato, em Interlagos
BRASILEIRÃO 2019