Leto

Ex-atacante do Mogi Mirim e Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Leto, o José Wellington da Silva Aranha, jogador que formou trio de ataque com Rivaldo e Válber no Santa Cruz, Mogi-Mirim e Corinthians, começou a carreira de treinador. Ele mora em Mogi e trabalhou nas categorias de base do Sapão.

Nascido em Recife, no dia 14 de maio de 1968, Leto começou a carreira nas categorias de base do Santa Cruz. Chegou a ingressar no time profissional do tricolor coral.

Foi contratado pelo Mogi-Mirim junto com Rivaldo e Válber, logo após a dupla ter disputado a Copa São Paulo de Futebol Juniores de 1991. No Sapão, o trio foi dirigido por Oswaldo Alvarez, o Vadão, que implantou na equipe o chamado "Carrossel Caipira".

Após fazer sucesso no Mogi, Leto foi contratado por empréstimo pelo Corinthians. Rivaldo e Válber (em definitivo) também foram para o Parque São Jorge.

Como os passes de Rivaldo e Leto não tinham sido fixados, os jogadores retornaram ao Mogi. Rivaldo chegou a ser reemprestado ao Corinthians e depois foi para o Palmeiras.

Leto também teve passagens rápidas pela Portuguesa, Guarani, voltou ao Santa Cruz, Náutico, Cruzeiro, Caxias e Ceará, entre outras equipes, antes de encerrar a carreira pelo São Caetano, em 2001.

Leto no Corinthians
 
Leto foi dirigido no Corinthians pelos técnicos Nelsinho Baptista e Mário Sérgio no Torneio Rio-São Paulo e no Brasileirão de 1993, respectivamente. Era uma espécie de reserva de luxo de Viola, Válber ou Rivaldo, os três que atuavam mais adiantados.

ver mais notícias

Com a camisa corintiana, Leto fez 22 partidas (12 vitórias, 7 empates e 3 derrotas) e marcou 4 gols. Os números estão no "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte.

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES