Leonardo, o Leonardo de Oliveira Siqueira, foi um zagueiro multicampeão com as camisas do Vasco da Gama e do Atlético-PR no final dos anos 80 e início dos anos 90. Após pendurar as chuteiras, em 2004, o ex-defensor participou de alguns cursos de treinador, chegando a exercer a função no futebol tocantinense. Em dezembro de 2020, Maria Raquel, sua cunhada, entrou em contato com a equipe do Portal Terceiro Tempo para informar que o ex-atleta tinha voltado a viver no Rio de Janeiro-RJ, trabalhando em projetos de escolinhas de futebol.
Leonardo nasceu em 7 de janeiro de 1966, em Magé, município da Baixada Fluminense. Sua carreira no futebol começou nos juvenis do Vasco Gama, em 1981. Cinco anos mais tarde, o zagueiro foi promovido ao time principal, participando de uma fase gloriosa do Gigante da Colina.
Entre 1986 e 1990, período em que defendeu a equipe principal do Vasco da Gama, Leonardo foi duas vezes campeão carioca, em 1987 e 1988, e uma vez campeão brasileiro, em 1989, em final disputada diante do São Paulo Futebol Clube.
Em 1990, foi contratado pelo Atlético-PR, onde teve também uma passagem vitoriosa. No mesmo ano em que chegou ao Paraná, o Furacão venceu o Estadual em decisão realizada contra o rival Coritiba. Nesta temporada, Leonardo foi eleito o melhor zagueiro da competição.
Em 1994, quando deixou o Furacão, Leonardo começou a ter passagens mais curtas por times brasileiros. Primeiramente, defendeu o Blumenau-SC, ainda em 1994. No ano seguinte, seguiu para o Olaria-RJ, tendo na sequência um breve retorno ao Vasco.
Em 1996, vestiu a camisa do América de Rio Preto-SP; em 1997, a do Guarani-SP e a do Ituano; em 1998, foi contratado pelo Democrata-MG; e em 1999 foi jogador do Anapolina-GO. Ainda em 1999, Leonardo voltou ao América de Rio Preto-SP, onde conquistou o título paulista da Série A2.
Leonardo defendeu ainda o Brasiliense, sendo vice-campeão da Copa do Brasil de 2002 (na final, o Corinthians venceu a equipe do Distrito Federal em uma partida com muitas polêmicas de arbitragem); o Goiânia-GO, também em 2002; e o Colinas-TO, onde foi campeão Estadual em 2004, mesmo ano em que decidiu pendurar as chuteiras.
Leonardo é casado com Renata Souza de Marins. Em relacionamentos passados, o ex-atleta teve seis filhos: João Vitor, Thais, Iasmin, Bárbara, Vinícios e Leonardo Filho.
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Australiano teve maturidade para superar o tetracampeão. Foto: McLaren F1Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
Ele também jogou no Vasco e residia no RecifeDe olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras
Achados & Perdidos: A confusão generalizada após o jogo entre Brasil e Uruguai com 'fuga' de Rivellino
Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve vencendo pela primeira vez na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Relembre de Paulo Morsa em uma hilária briga com Cacá Rosset no 'Debate Bola' da Record
Heitor Camerin, ex-Ponte e Fla, na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Parabéns, Fábio Luciano! Ex-zagueiro do Timão e do Fla, completa 50 anos