por Túlio Nassif
Leandro da Fonseca Euzébio, o Leandro Euzébio, zagueiro que joga simples, porém bastante eficiente, nasceu no dia 18 de agosto de 1981, em Cabo Frio, Rio de Janeiro. É casado com Adriana, com quem tem duas filhas. Em 2017, seguia residindo no Rio de Janeiro, onde atua pela Cabofriense.
Iniciou sua carreira nas categorias de base do Fluminense, mas antes mesmo de se chegar ao time profissional, foi transferido para o Rio das Ostras-RJ, em 2002. A partir daí, passou por algumas equipes onde se saiu muito bem, como o Bonsucesso (em 2003), América-MG (em 2004), Cabofriense (em 2005), Cruzeiro (de 2005 a 2009, tendo conquistado o Campeonato Mineiro em 2006), Náutico (em 2006, por empréstimo), Omiya Ardija do Japão (de 2007 a 2008, por empréstimo) e o Goiás (em 2009, por empréstimo), até que em 2010 despertou interesse de sua maior paixão, o Fluminense.
Foi então que, após dez anos, regressou ao Tricolor para formar dupla de zaga com Gum e assim, terminar o Campeonato Brasileiro de 2010 como melhor defesa e com o título nacional. Conquistou também, em 2012, a Taça Guanabara e o Campeonato Carioca, além de mais um Brasileirão.
Deixou o Flu em 2014, quando rumou para os Emirados Árabes, para defender o Al-Khor. Retornou para o Brasil no ano seguinte, precisamente para o Náutico. Deixou o Timbu e ainda em 2015, acertou com o Tupi-MG. Em 2016, jogou na Cabofriense e no Anápolis. E em 2017, assinou outra vez, sua passagem pela Cabofriense.
Duelo entre River e Cruzeiro já teve o mesmo jogo valendo por dois torneios
River Plate e Cruzeiro começam a decidir hoje uma vaga para as quartas da Libertadores. Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino/Via UOLFlu inicia com W. Nem projeto de investir em nomes identificados com clube
Wellington Nem é apresentado no Fluminense: cria da casa de volta. Foto: Mailson Santana/Fluminense/Via UOLSaudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami
F1: Vertappen dá show e garante a pole para o GP de Miami. Bortoleto avança ao Q2 e parte em 13º
Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Sem vencer há quatro rodadas, Vasco recebe o vice-líder Palmeiras; as escalações
Em duelo do Z-4, Grêmio recebe o Santos em Porto Alegre; as formações
F1: Após chegar à quarta vitória na temporada, Piastri amplia vantagem no Mundial; a classificação completa