por Marcus Vinicius Dias MagalhãesMaior pontuador da história da NBA, com 38.387 pontos, o ex-pivô Kareem Abdul-Jabbar, que fez carreira no Los Angeles Lakers, nasceu no bairro de Manhattan, em Nova Iorque, no dia 16 de abril de 1947. Jabbar atuou por vinte anos na NBA, sendo cinco vezes campeão da Liga. No dia 4 de fevereiro de 2011, anunciou em seu Twitter estar 100% recuperado de um cancêr, contraído em 1999.
Ele estreou profissionalmente na temporada 1969-1970, pelo Milwaukee Bucks e, durante seus primeiros anos de carreira, atuou com o nome Lew Alcindor.
Em 1971, alguns anos após se converter para o Islamismo, mudou o nome para Kareem Abdul-Jabbar, ano que ganhou seu primeiro título da NBA, além de conquistar seu primeiro MVP, jogador mais valioso da temporada, que se repetiria nos dois anos seguintes.
Apesar de admitir adorar o Milwaukee e sua torcida, Jabbar admitiu não estar se sentindo a vontade vivendo no centro-oeste do país, tendo como preferência as cidades de Nova Iorque e Los Angeles.
Sendo assim, o atleta, que ficou conhecido ao usar óculos de acrílico durante as partidas, se transferiu para os Los Angeles Lakers, em 1975, já conseguindo mais um MVP em sua primeira temporada.
Pela equipe da Califórnia, Kareem conquistou quatro vezes a Liga Americana de Basquete, nas temporadas de 1980, 1982, 1985 e 1987. Nesse período, bateu uma série de recordes, sendo considerado, pelo menos estatisticamente, o maior jogador de todos os tempos. No total, foram 19 participações no All-Star Game, de 1970 a 1989.
Ele ainda desenvolveu um lançamento à cesta cujo bloqueio é praticamente impossível, o chamado Sky Hook (gancho do céu).
Abdul-Jabbar encerrou a carreira em 23 de Abril de 1989, depois de 14 anos defendendo o Los Angeles Lakers. Terminando com uma média de 50 pontos, 31 rebotes e 11 assistências por partida.
De 2005 a 2009, Abdul-Jabbar atuou como assistente técnico especial do Lakers. Ele gostaria de treinar uma equipe desde sua aposentadoria, mas, nos últimos anos de carreira como atleta, ele tinha desenvolvido uma reputação de ser introvertido e mal-humorado, o que acabou te prejudicando, na epoca.
Em 2011, após se recuperar de uma leucemia, o ex-atleta publicou o livro "Nos Ombros dos Gigantes?. A obra conta a história do Harlem Rens, a primeira equipe de basquete profissional americano formada por jogadores negros.
Clique aqui e confira imagens do Memorial do Basquete de Springfield, nos EUA