por Diogo Miloni
Paixão e disciplina. Este é o mantra da carreira e da vida de Jürgen Norbert Klopp, ou apenas Jürgen Klopp, um dos maiores conhecedores do futebol alemão. Desde 2015 é o treinador do Liverpool (Inglaterra).
Em 26 de janeiro de 2024 ele anunciou que deixaria o Liverpool ao término da temporada, o que de fato aconteceu, em 19 de maio daquele ano.
Em 09 de outubro de 2024 foi anunciado para o cargo de diretor global de futebol dos times da Red Bull.
Ex-jogador do Mainz 05, passou pela área técnica e foi comentarista esportivo até chegar ao Borussia Dortmund, onde conquistou o bicampeonato nacional e foi finalista da Liga dos Campeões da temporada 2012/2013.
Na metade de 2015, pediu a rescisão de seu contrato com o Borussia Dortmund. Em outubro do mesmo ano, Klopp assumiu o comando técnico do Liverpool, clube pelo qual conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da Fifa em 2019.
Natural de Sttutgart, Klopp nasceu no dia 16 de junho de 1967, e trilhou praticamente toda sua trajetória profissional no Mainz 05. Inicialmente como atacante, decidiu recuar seu posicionamento até chegar à zaga. A inusitada decisão formou no ex-atleta um conhecimento adquirido de como realmente funcionam as posições no esporte bretão.
Em 2001, debutou como técnico do clube que o lançou para o futebol e surpreendeu torcida e crítica com seu bom rendimento. Sete anos depois, em sua despedida, deixou o Mainz 05 com um legado importante e duas participações em torneios europeus.
A chegada ao Borussia culminou com um momento de reconstrução dos aurinegros. Após uma severa crise financeira, o BVB precisava de um novo planejamento dentro e fora de campo para retomar o caminho dos títulos. Com investimentos em seu estádio e o apoio maciço da apaixonada torcida na "Muralha Amarela?, o clube conseguiu equilibrar as contas e Jürgen Klopp começou a buscar jovens com talento para formar um time inesquecível.
Do experiente goleiro Weidenfeller aos geniais Götze e Reus, o técnico montou um time competitivo e de muita qualidade. Conquistou a Bundesliga duas vezes, em 2011 e 2012 e chegou a decisão da Liga dos Campeões após humilhar o Real Madrid do treinador José Mourinho.
Jürgen Klopp será apresentado no Liverpool nesta sexta-feira, revela BBC
Alemão teria assinado um contrato de três anos com os RedsAchados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há quatro anos morria o treinador Marcelo Veiga
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
Olhos no retrovisor: 'VAR da F1' definiu o GP do Canadá de 2019 e enfureceu Sebastian Vettel
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Corinthians conquistava seu segundo Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 35 anos, com gol de Sorato, o Vasco derrotava o São Paulo e faturava o Brasileiro
Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1