Jürgen Klinsmann

Ex-atacante alemão
por Diogo Miloni

Jürgen Klinsmann, ou simplesmente Klinsmann, é um ex-atacante alemão que participou da conquista da Copa do Mundo de 1990 e marcou seu nome com a camisa bávara. Em 29 de julho de 2011, aceitou assumir o cargo de treinador da Seleção os Estados Unidos. E no dia 21 de novembro de 2016, o presidente da Federação Americana, Sunil Gulati, anunciou a demissão do treinador alemão, que também acumulava o cargo de diretor técnico. Klinsmann foi dispensado depois das duas derrotas no hexagonal final das eliminatórias da Concacaf que deixaram o time na lanterna da competição.
 
Natural de Gingen, local no norte da Alemanha, o atleta nasceu no dia 30 de julho de 1974 e começou no futebol aos 14 anos no Sttutgarter Kickers, clube próximo de sua cidade natal.
 
Em 1981, ainda pelo KIckers, o então atacante se profissionalizou e deu seus primeiros passos no futebol alemão. Rápido, técnico e com um ótimo poder de finalização, Jürgen Klinsmann logo conseguiu se destacar na Bundesliga e partiu para o Sttutgart, equipe de porte médio na Alemanha.
 
Pelo time bávaro foram 156 jogos e a incrível marca de 79 gols, aproveitamento mais que suficiente para despertar o interesse da gigante Internazionale de Milão, que, em 1989, contratou o centroavante.
 
Na Itália, foram dias de glória e outros de nem tanta felicidade. O desempenho de Jürgen o levou para a Copa de 1990, onde sagrou-se campeão, mas a expectativa em cima dele era maior do que a possibilidade de brilhar na equipe italiana.
 
Na Copa de 1990, foi titular de sua seleção nacional, ao lado de grandes nomes como  Matthaus, Brehme e Völler, caminhando para a conquista do mundial.
 
Na final do torneio, os alemães se depararam com um antigo fantasma: a Argentina. A equipe sul-americana foi campeã uma edição anterior, batendo os alemães na final. Na revanche, 1 a 0 para os europeus e o pesadelo foi exorcizado.
 
Na sequência de sua carreira, Klinsmann defendeu as camisas de Mônaco-FRA, Tottenham-ING, Bayern de Munique-ALE e Sampdoria-ITA, voltando ao clube inglês para encerrar sua carreira.
 
Em 2004, o ex-atacante assumiu uma nova função em sua carreira, a de treinador, e logo com uma missão complicada: dirigir a Seleção Alemã, onde permaneceu até 2006. Dois anos mais tarde, Klinsmann foi contratado pelo Bayern de Munique, onde também ficou por duas temporadas.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES