por Diogo Miloni
Josef "Jupp? Heynckes é um ex-jogador alemão que construiu uma sólida carreira como técnico de futebol. Em 25 de maio de 2013, consagrou-se bicampeão da Liga dos Campeões ao vencer o Borussia Dortmund na grande decisão, em Wembley.
Natural de Mönchegladbach, Jupp nasceu no dia 9 de maio de 1949 e começou sua trajetória como atleta, em 1963, atuando no Borussia Mönchengladbach, principal time de sua cidade natal. Em seguida, o atacante defendeu também o Hannover 96, onde ficou por três temporadas, até retornar ao clube que o lançou. Em 1978, com 15 anos de futebol, Heynckes decidiu se aposentar.
Apenas uma temporada depois de pendurar as chuteiras, o ex-jogador começou a desempenhar uma nova função no Borussia: a de treinador. Dali por diante, Josef Heynckes comandaria grandes potências do Velho Continente e, em 1997, com o Real Madrid, conquistaria a Liga do Campeões da Europa pela primeira vez, o maior título de sua carreira.
Além da equipe merengue e do Mönchengladbach, Jupp também comandou o Bayern de Munique-ALE, Athletic de Bilbao-ESP, Frankfurt-ALE, Tenerife-ESP, Benfica-POR, Schalke 04-ALE e Bayer Leverkusen-ALE. Por sua grande capacidade e resultados expressivos, tornou-se um dos técnicos mais respeitados da Europa.
Foto: UOL
O bom aproveitamento da 'janela de transferências' feito pelo Grêmio, com a volta de Arthur a todo vapor. Por Lino Tavares
Das quadras de vôlei para a excelência na produção de cogumelos na Serra Gaúcha
O dia em que Barbosa reviveu 1950 diante de Jô Soares e do Brasil inteiro
F1: Norris lidera o único treino livre para a etapa de Austin; Hulkenberg surpreende em 2º
Olhos no retrovisor: a última pole de Rubens Barrichello na Fórmula 1, há 16 anos
Olhos no retrovisor: Jenson Button conquistava seu único título na F1 há 16 anos
Saudade: Saiba quem foi Paulo Amaral, pioneiro da preparação física no futebol brasileiro
Achados & Perdidos: Pachá, um dos maiores craques do Sul de Minas faria 91 anos
F1: Depois de vencer a Sprint, Verstappen conquista a pole para o GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen vence a Sprint em jornada de zero pontos para a dupla da McLaren em Austin