por José Edvaldo Tietz e Marcos Júnior Micheletti
José Roberto Fernandes, radialista conhecido como "A Voz da Ferroviária", é natural do município paulista de Colina, onde nasceu no dia 31 de janeiro de 1943.
Quando o assunto é a Associação Ferroviária de Esportes, a história de José Roberto Fernandes se confunde com a da Locomotiva, tamanha sua representatividade junto ao clube de Araraquara.
Sua estreia foi bem típica dos jovens locutores que começaram nas emissoras do interior do Brasil, pelo serviço de alto-falantes na praça da Igreja Matriz de Colina, onde criou um programa esportivo nesse veículo de comunicação com entrevistas de jogadores do Colina Atlético.
Em seguida, com seu grande talento, superou nada menos que 234 candidatos para ficar com a vaga na Rádio Barretos.
Depois, trabalhou na Rádio Educadora de Uberlândia por dois anos, mas retornou a Barretos onde permaneceu por mais 11 anos, até que em 1975 foi contratado pela Rádio Morada do Sol, transferindo-se de residência para Araraquara, tendo como objetivo inicial a cobertura do Campeonato Sul-Americano de Basquete.
Em pouco tempo conquistou os ouvintes araraquarenses, e ao longo da década de 1980 sedimentou sua voz em momentos marcantes da história da Ferroviária, como nos jogos da Taça de Ouro de 1983.
Entre os momentos marcantes narrados por José Roberto Fernandes estão o retorno da Ferroviária à elite do futebol paulista, com o acesso conquistado em 2015, o acesso da Série D para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2023, e em 05 de outubro de 2024 o acesso da Série C para a Série B do Campeonato Brasileiro.
TÍTULO DE CIDADÃO
Em 2003 José Roberto Fernandes recebeu o Título de Cidadão Araraquarense, outorgado pela Câmara Municipal de Araraquara, forma de reconhecimento do município ao tão representativo narrador esportivo.
“Eu ouvia muito rádio e gostava, era o único veículo forte, a televisão chegou depois. Nós tínhamos a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que era o que hoje é a Rede Globo, só para termos ideia do que era o rádio, e isso sempre me encantou”, comentou Fernandes em entrevista concedida ao Portal "A cidade On", de Araraquara, em 2023.
EQUIPE "CAMPEÕES DA BOLA"
Sob o comando de José Roberto Fernandes, a equipe dos "Campeões da Bola" foi formada em 1985 na Rádio Morada do Sol, e na sequência migrou para a Rádio Cultura de Araraquara, onde permanece até hoje, mesmo após do encerramento frequência AM 790 kHz com a migração para o FM 97,3 mHz.
Foram muitos nomes de peso compondo esta equipe, entre eles, Wilson Silveira Luiz, Adilson Telarolli, Tadeu Alves, Jair Motuca, Osnei Montanari, Geraldo Marchese, Wagner Bellini, Carlos Alberto Baldassari, Ailton Cazuza, José Conde Sobrinho, Chico de Assis, Fogueira, Giovani Peroni, Gilson Dias, Zequinha Belizário, além de dois narradores nacionalmente reconhecidos: Luiz Carlos Fabrini e Marco Antônio Matos.
“Eu não tenho conhecimento de uma equipe tão longeva no rádio, que nunca parou, é um trabalho contínuo. A equipe foi formada em 1985, e daquele ano inicial restou apenas eu, mas sempre faço questão de falar que não haveria os "Campeões" se não houvessem os primeiros, não fiz isso sozinho, o sucesso é da equipe”, completou José Roberto Fernandes na mesma entrevista de 2023 ao Portal "A Cidade On", de Araraquara.
A equipe de 2024 (ano de confecção deste texto) dos "Campeões da Bola" estava formada por José Roberto Fernandes, Vaguinho Fiorini, Diego Souza, Marcos Chiocchini, Diego Coxi, Jeferson de Oliveira, Gonçalves Junior , Marinho Rosa, Carlinhos Segura, Fernando Reis, Marcelo Oyafuso, João Luis e José Roberto Ferrari.
HOMENAGEM DA DIRETORIA DA FERROVIÁRIA
Em 04 de fevereiro de 2023 durante 6ª rodada do Paulistão 2023 com o jogo entre Ferroviária e São Bernardo na Arena Fonte Luminosa, a diretoria da Locomotiva prestou uma homenagem a José Roberto Fernandes que havia completado 80 anos em 31 de janeiro de 2023.
ABAIXO, O VÍDEO DA HOMENAGEM, DO CANAL "CAMPEÕES DA BOLA", DO YOUTUBE
Achados & Perdidos: O saudoso João Saldanha no 'Roda Viva' da TV Cultura
Jornalista, que treinou a Seleção Brasileira, nasceu há 117 anos. Foto: Reprodução/You TubeAchados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
Saudade: Há nove anos morria Caçapava, bicampeão brasileiro pelo Internacional
F1: Russell lidera o TL1 na Áustria. Bortoleto se destaca e termina em 6º
Achados & Perdidos: Pelé, em histórica entrevista à equipe da TV Gazeta, antes de se despedir do Santos
Saudade: Há três anos morria José Rubens Marino, histórico dirigente do Santos Futebol Clube
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon