por Milton Neves
João Borges, o João da Marta, raçudo zagueiro do futebol muzambinhense e do time da Escola Agrotécnica (inaugurada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1954) da mesma cidade mineira, morreu em 22 de janeiro de 2023.
Ele estava aposentado como funcionário público federal, residindo na "terra do doce de leite". Deixou esposa, filhos e netos. Apesar de aposentado, exercia a função de "Juiz de Paz", sem remuneração.
João da Marta fez com Pedro Cartucheira a mais feroz dupla de zaga do futebol de Muzambinho entre os anos 50 e 60, jogando pela Escola Agrotécnica, da qual foi funcionário por décadas. E sempre foi chamado de "João da Marta", porque sua mãe era a dona Marta, querida e saudosa costureira de Muzambinho e muita amiga de dona Carmen, mãe de Milton Neves.
E a família Borges, de dona Marta, morava atrás do muro bem ao lado do estádio Professor Antonio Milhão, exatamente onde se vê as bananeiras em foto de sua galeria, abaixo. Elas estão atrás da cabeça do saudoso Paulo Rogério Scottini, o ex-goleiro Paulo Pingaiada.
Saudade: Há seis anos morria Tirson, ex-ponta do Bahia
Ele ainda atuou em outras equipes da Boa Terra. Foto: arquivo pessoal de TirsonAchados & Perdidos: Há 21 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia sua volta à Série A do Brasileiro
Partida aconteceu em Garanhuns. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Em confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Parabéns, Flamengo! O Rubro-Negro completa 129 anos!
Achados & Perdidos: Gols raros de Pelé, contra Juventus, Palmeiras e Briosa
Saudade: Há dois anos morria Isabel, ícone do vôlei brasileiro
Após garantir acesso, o campeão Santos recebe o CRB em seu penúltimo jogo pela Série B; as equipes
Achados & Perdidos: O único jogo em que Mané Garrincha atuou pelo Vasco da Gama