Jairo Fernando de Paula, o Jairo, ex-lateral-direito que jogou no Juventus (SP), no Palmeiras, no Santos, no Internacional (RS), no Vitória (BA), no São José (SP), na Inter de Limeira (SP), no final dos anos 80 e começo dos anos 90, voltou a morar em Rio Claro (SP), sua cidade natal.
"Ainda não me afastei totalmente do mundo da bola. Eu estou jogando no Campeonato de Veterano de Rio Claro pela equipe do Corumbataí F.C.", conta Jairo, que nasceu no dia 22 de maio de 1962. O ex-lateral mora no Bairro Jardim Inocoop, em Rio Claro. Ele é casado com Sandra Regina de Paula e tem duas filhas (Bruna e Paloma).
No Juventus, Jairo foi um dos destaques da equipe da Mooca ao lado do meia-direita Betinho, que depois atuou no Cruzeiro, Palmeiras, futebol japonês, Internacional e Gama. Quando atuava pelo "Moleque Travesso", o ex-lateral-direito chegou a chamar a atenção do árbitro Oscar Roberto Godoi.
"Eu fiquei surpreso com a educação do Jairo. Eu cheguei gritando com ele e perdi o rumo quando ele me respondeu calmamente e de maneira muito educada", comenta Godoi, hoje comentarista de arbitragem. "Fiquei muito feliz quando o Godoi contou esta história no Debate Bola, da Record. O Godoi era triste mesmo, mas foi um ótimo árbitro e não sei porque parou de apitar", fala Jairo.
O ex-lateral encerrou a carreira em 1994 na Internacional de Limeira. Jairo foi morar, desde então, em Rio Claro, onde trabalhou durante oito anos em uma multinacional, a Owens Corwins. "Tenho fé que logo voltarei a trabalhar com futebol", diz o evangélico Jairo.
CLUBES QUE JAIRO DEFENDEU
Velo Clube Rioclarense (1983), Juventus (1983 a 1988), Palmeiras (1988), Vitória (1989 a 1990), Internacional de Porto Alegre (1991), Santos (1992), Grêmio Sãocarlense (1993), Paysandu (1994), São José-SP (1994), Ponta Grossa (1995) e Internacional de Limeira (1996).
por Rogério Micheletti
Líder do Grupo A, o embalado Corinthians recebe o Água Santa; as formações
Alvinegro faz sua terceira partida no Paulista. Foto: Rodrigo Coca/Agência CorinthiansCLUBES QUE JAIRO DEFENDEU
Velo Clube Rioclarense (1983), Juventus (1983 a 1988), Palmeiras (1988), Vitória (1989 a 1990), Internacional de Porto Alegre (1991), Santos (1992), Grêmio Sãocarlense (1993), Paysandu (1994), São José-SP (1994), Ponta Grossa (1995) e Internacional de Limeira (1996).
Achados & Perdidos: Campanha brasileira na Copa de 70 contou até com ilustrações em folheto de remédio antigripal
Relembre uma palestra de Milton Neves na Câmara de Vereadores de Joinville
Saudade: Há dois anos morria Nilzo, craque do futebol catarinense que atuou no Santos
Copa São Paulo, um torneio em que o foco principal não é a conquista do título. Por Lino Tavares
Agora de Corvette, pela classe GTD, Pipo Derani disputará as 24 Horas de Daytona pela décima vez
Em busca do tetra consecutivo no Paulista, Palmeiras estreia contra a Portuguesa; as formações
Trajetória brilhante de Alain Prost não se limita à rivalidade com Senna
Achados & Perdidos: A estreia de Carlos Alberto Parreira como treinador do Corinthians foi com vitória
Saudade: Bebeto de Freitas, importante nome do esporte brasileiro, completaria 75 anos
Achados & Perdidos: Veja o vídeo de Pelé chamando um árbitro de ladrão após jogo contra o Corinthians