Jacqueline Silva

Campeã olimpica de vôlei de praia

por Marcus Vinicius Dias Magalhães

Natural do Rio de Janeiro, o jogadora de vôlei, Jacqueline Louise Cruz Silva, conhecida apenas como Jackie, nasceu no dia 13 de fevereiro de 1962. Ao lado de Sandra Pires, a atleta ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.

Jackie começou a jogar vôlei logo cedo, aos nove anos, pela Categoria Mirim do Flamengo. Pelo Rubro Negro, a jogadora foi Pentacampeã Carioca Infantil dos anos de 1973,1974, 1975, 1977 e 1978.

Em 1979, integrou o elenco da Seleção que conquistou a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos em Porto Rico. No final da temporada, ela ainda seria eleita a Melhor Jogadora do Pré-Olímpico.

No ano seguinte, Jacqueline disputou sua primeira Olimpíadas, realizada em Moscou. Com um bom desempenho, acabou assumindo definitivamente a posição de titular como levantadora da Seleção Brasileira.

Em 1984, ela foi considerada a Melhor Levantadora dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
No ano de 1985, a atleta protagonizou um episódio polêmico. Ela se recusou a vestir o uniforme com o nome do patrocinador, sem receber nada por isso. Atitude essa que fez Jackie ser suspensa da Seleção.

Em 1987, a atleta foi jogar na Itália, pela equipe do CIV CIV. Em seu primeiro ano na província de Modena, ela seria eleita A Melhor Jogadora Estrangeira da Temporada.  Não demoraria para a brasileira receber o prêmio em Saisomaggiore, considerado o Oscar do Voleibol.

Jacqueline ajudou a fundar a primeira Associação de Vôlei de Praia Feminino nos Estados unidos, a WPVA.

Em 1988, já nos EUA, a atleta ganhou 12 dos 16 torneios que participou no vôlei de praia, além de conseguir os 14 primeiros lugares das competições que disputou no país.
Entre 1990 e 1993, Jackie foi eleita, pelo canal ESPN, a primeira colocada no ranking americano de vôlei de praia e a terceira melhor do mundo, na modalidade. Ela ganhou o rótulo de Rainha da Praia, pelos fãs norte-americanos.
 
No ano de 1995, a atleta foi considerada A Melhor Jogadora do Mundo, conseguindo ao lado de sua parceira, Sandra Pires, a grande marca de 12 primeiros lugares no Circuito Banco do Brasil, feito jamais alcançado por nenhuma dupla.

O maior feito de sua carreira foi a conquista do ouro olímpico em Atlanta, em 1996. Numa final brasileira, Jackie e Sandra bateram Mônica Rodrigues e Adriana Samuel.

Em 2001, Jacqueline pela a Atleta da Década de Vôlei de Praia, pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol).

Após se aposentar, Jackie se tornou técnica de equipes de alto nível e passou a realizar palestras, clínicas e eventos a sua empresa de Marketing Esportivo.

"Posso dizer que dediquei a minha vida ao vôlei, e com certeza tive muito mais alegrias do que decepções", disse a ex-atleta.

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

Mais lidas

  • Sem notícias nesta categoria
  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Pal
    26
  • 2 San
    23
  • 3 Fla
    20
  • 4 Atl
    19
  • 5 Int
    16
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES