por Marcus Vinicius Dias Magalhães
Natural do Rio de Janeiro, o jogadora de vôlei, Jacqueline Louise Cruz Silva, conhecida apenas como Jackie, nasceu no dia 13 de fevereiro de 1962. Ao lado de Sandra Pires, a atleta ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996.
Em 2021 integrou o time de comentaristas do BandSports nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Jackie começou a jogar vôlei logo cedo, aos nove anos, pela Categoria Mirim do Flamengo. Pelo Rubro Negro, a jogadora foi Pentacampeã Carioca Infantil dos anos de 1973,1974, 1975, 1977 e 1978.
Em 1979, integrou o elenco da Seleção que conquistou a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos em Porto Rico. No final da temporada, ela ainda seria eleita a Melhor Jogadora do Pré-Olímpico.
No ano seguinte, Jacqueline disputou sua primeira Olimpíadas, realizada em Moscou. Com um bom desempenho, acabou assumindo definitivamente a posição de titular como levantadora da Seleção Brasileira.
Em 1984, ela foi considerada a Melhor Levantadora dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.
No ano de 1985, a atleta protagonizou um episódio polêmico. Ela se recusou a vestir o uniforme com o nome do patrocinador, sem receber nada por isso. Atitude essa que fez Jackie ser suspensa da Seleção.
Em 1987, a atleta foi jogar na Itália, pela equipe do CIV CIV. Em seu primeiro ano na província de Modena, ela seria eleita A Melhor Jogadora Estrangeira da Temporada. Não demoraria para a brasileira receber o prêmio em Saisomaggiore, considerado o Oscar do Voleibol.
Jacqueline ajudou a fundar a primeira Associação de Vôlei de Praia Feminino nos Estados unidos, a WPVA.
Em 1988, já nos EUA, a atleta ganhou 12 dos 16 torneios que participou no vôlei de praia, além de conseguir os 14 primeiros lugares das competições que disputou no país.
Entre 1990 e 1993, Jackie foi eleita, pelo canal ESPN, a primeira colocada no ranking americano de vôlei de praia e a terceira melhor do mundo, na modalidade. Ela ganhou o rótulo de Rainha da Praia, pelos fãs norte-americanos.
No ano de 1995, a atleta foi considerada A Melhor Jogadora do Mundo, conseguindo ao lado de sua parceira, Sandra Pires, a grande marca de 12 primeiros lugares no Circuito Banco do Brasil, feito jamais alcançado por nenhuma dupla.
O maior feito de sua carreira foi a conquista do ouro olímpico em Atlanta, em 1996. Numa final brasileira, Jackie e Sandra bateram Mônica Rodrigues e Adriana Samuel.
Em 2001, Jacqueline pela a Atleta da Década de Vôlei de Praia, pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
Após se aposentar, Jackie se tornou técnica de equipes de alto nível e passou a realizar palestras, clínicas e eventos a sua empresa de Marketing Esportivo.
"Posso dizer que dediquei a minha vida ao vôlei, e com certeza tive muito mais alegrias do que decepções", disse a ex-atleta.
Achados & Perdidos: A estreia de Milton Neves na TV Bandeirantes, em 1999
Gol, o Grande Momento do Futebol, sob comando do jornalista na emissora do MorumbiSaudade: Orlando Duarte, o 'Eclético' completaria 93 anos nesta terça
O jornalista cobriu oito Olimpíadas. Foto: arquivo pessoal de Orlando DuarteUma foto, uma história! O inesquecível Rolando Boldrin encontrando Roberto Rivellino
Achados & Perdidos: Craque e polêmico, Heleno de Freitas nascia há 105 anos
Com a melhor campanha do Paulista, Corinthians recebe o claudicante Santos; as formações
Saudade: Gordon Banks, goleiro da defesa milagrosa na Copa de 70, nos deixava há seis anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Paulistano
O dia em que Milton Neves foi o paraninfo da turma do curso de jornalismo da Metodista
Olhos no retrovisor: Entrevista exclusiva com Emerson Fittipaldi sobre Ronnie Peterson, que faria 81 anos
Parabéns! Um dos melhores árbitros de todos os tempos, Pierluigi Collina completa 65 anos
Fora da zona de classificação, Palmeiras joga em Limeira contra a Inter; os times
O tempo passou (também) para o Neymar. Por Wladimir Miranda