por João Antonio de Carvalho
O mesatenista Hugo Hoyama nasceu em 9 de maio de 1969, em São Bernardo do Campo, e se tornou o segundo maior medalhista do país em Jogos Pan-Americanos, com um total de quinze medalhas, sendo dez de ouro, ficando somente atrás do nadador Thiago Pereira.
Ele começou a jogar tênis de mesa aos 7 anos, no Clube Palestra, de São Bernardo, e com 16 anos fez um estágio de nove meses no Japão, na Universidade Nihon Daigaku. Logo em sua volta foi chamado pela primeira vez para a seleção brasileira, de onde só saiu após os Jogos Olímpicos de 2012, a sua sexta olimpíada.
Em sete edições dos Jogos Pan-Americanos ele conquistou um total de quinze medalhas, sendo dez de ouro, uma de prata e quatro de bronze. Ele só ficou atrás do nadador Thiago Pereira, que tem 23 medalhas, sendo 15 de ouro.
Em Jogos Olímpicos participou de Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sydney/2000, Atenas/2004, Pequim/2008 e Londres/2012, tendo alcançado seu melhor resultado em Atlanta onde ficou com a 9ª colocação no torneio individual, tendo derrotado o sueco Jorgen Persson, campeão mundial.
Outro grande resultado foi a 13ª colocação na Copa do Mundo de 1996, quando chegou a bater o então campeão mundial Kong Lin Hui, da China.
Hoyama também teve passages por equipes do exterior, tendo jogado na Suécia, por Ranas BTK e Falkenberg e na Bélgica, no Pantheon Royal Smash.
Em 2012, ao parar de jogar, foi convidado para ser treinador da seleção brasileira feminina e em pouco tempo já alcançou ótimos resultados, ao ganhar o título mundial da 2ª Divisão, em 2014, e as medalhas de prata por equipes e individual, com Lin Gui, no Pan de Toronto, em 2015.
Torcedor do Palmeiras, ele mantém um instituto de inclusão social e uma escola de tênis de mesa. Hugo é casado e tem uma filha, Ariel, nascida em 2017.
Acompanhe a entrevista de João Antonio de Carvalho com Hugo Hoyama no Terceiro Tempo TV:
No dia 12 de junho de 2022, Hugo Hoyama (campeão de tênis de mesa) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes:
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Ele residia em Capivari, interior de São Paulo. Foto: arquivo pessoal de NavarroAchados & Perdidos: Milton Neves e muitos de seus parceiros no 'Domingo Esportivo Bandeirantes'
Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
F1: Hamilton anima compatriotas e ferraristas com liderança do TL1 para o GP da Grã-Bretanha
Quem quer dinheiro? Por Ricardo Setyon
Fluminense encara o Al-Hilal pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes; as equipes
F1: Norris supera marca da manhã de Hamilton e lidera a sexta-feira em Silverstone
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Palmeiras joga contra o Chelsea em busca de vaga em semifinal da Copa do Mundo de Clubes; os times
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos