por Kaique Lopreto, @kaiquelop
Harold Kewell, mais conhecido como Harry Kewell, nasceu no dia 22 de setembro de 1978 em Sydnei, na Austrália. Atuando como meio-campista, ele foi um dos melhores jogadores da história de seu país.
Kewell começou na base do Marconi Stallions, time australiano de pouca expressão mundial. Após demonstrar muita habilidade e um futuro promissor, o Leeds United da Inglaterra contratou o jogador e o deixou em seu time de juniores durante a temporada de 1995-96.
Assim, na temporada seguinte, ele foi promovido ao time profissional com apenas 18 anos. Não demorou muito até ele se destacar e foi eleito o melhor jogador jovem do ano na Inglaterra em 2000. Isso fez com os grandes times do país se interessassem pelo futebol dele.
Somente no meio de 2003, o meia acertou com o Liverpool. Pelos Reds, Harry viveu seu melhor momento na carreira. Logo em sua segunda temporada pelo time, ele participou da histórica conquista da Liga dos Campeões contra o Milan. Além disso, no ano seguinte, ele também estava na equipe que foi campeã da Copa da Inglaterra.
Porém, logo em seu melhor momento da carreira, ele começou a sofrer diversas contusões que foram o afastando dos gramados. Deste modo, o Liverpool o vendeu para o Galatasaray da Turquia em 2008.
Mal chegou e ele já foi campeão da Supercopa da Turquia com os Leões, mas as lesões continuaram atrapalharam sua vida no esporte. Deste modo, em 2011, ele deixou o clube turco e passou pelo Melbourne Victory e Melbourne Heart, ambos de seu país natal, e pelo Al-Gharafa do Catar antes de anunciar sua aposentadoria do futebol no dia 26 de março de 2014.
Pela Seleção Australiana, Kewell viveu grandes momentos. Ainda muito jovem, na Copa das Confederações de 1997, a Austrália surpreendeu e foi vice-campeã. O meia brilhou na semifinal contra o Uruguai, quando ele marcou o gol da classificação já na prorrogação. Ele ainda foi convocado para as Copas de 2006 e 2010, além de participar das eliminatórias para a Copa de 2014.
Achados & Perdidos: Vélez derrotava o São Paulo nos pênaltis e conquistava a Libertadores há 31 anos
Parabéns, Paulo Autuori! Duas vezes campeão da Libertadores e uma vez Mundial, ele completa 69 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves conheceu a moderna Cidade do Galo
Achados & Perdidos: Nos 111 anos do Palmeiras, relembre a última festa de veteranos realizada pelo clube
Uma foto, uma história! Valdir Joaquim de Moraes treinando o goleiro Benitez
Perto dos líderes, Palmeiras recebe o Sport nesta segunda-feira; as formações
Achados & Perdidos: Saiba quem é Peter Shilton, o ex-goleiro que teve seu recorde superado por Fábio
Sem Neymar e com várias novidades, Ancelotti convoca a Seleção para os dois últimos jogos das Eliminatórias
Achados & Perdidos: Um pós-jogo em que Milton Neves e Alex Müller 'entrevistaram' a trave e o travessão do Morumbi
F1: Cadillac anuncia Bottas e Pérez como dupla para 2026, seu ano de estreia