Glória Maria

Jornalista

por Marcos Júnior Micheletti

Uma das principais jornalistas brasileiras, Glória Maria morreu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos, após quatro anos de tratamento contra um câncer, diagnosticado inicialmente nos pulmões, em 2019, que depois migrou para o cérebro, causa de seu óbito. Glória Maria estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Carioca nascida em 15 de agosto de 1949, filha de um alfaiate e uma dona de casa, Glória Maria Matta da Silva deixou duas filhas, ambas adotadas: Laura Matta da Silva e Maria Matta da Silva.

Esteve vinculada à Rede Globo desde 1970, ano de sua contratação, onde fez sua primeira reportagem em 20 de novembro de 1971, tornando-se a primeira mulher negra a exercer esta função na televisão brasileira, na cobertura da queda do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.

Foi apresentadora do "RJ TV", "Jornal Hoje", "Fantástico" e "Globo Repórter", este o último programa em que trabalhou, até agosto de 2022, em companhia da também jornalista Sandra Annenberg.

COBERTURAS E ENTREVISTAS MARCANTES

Em 1977 ela foi a repórter escolhida pela Globo para cobrir a posse do presidente norte-americano Jimmy Carter, e cinco anos depois, em 1982, tornou-se presença constante na tela da emissora carioca durante a Guerra das Malvinas, na Argentina. Aliás, aqui ela também foi precursora, como primeira repórter brasileira a cobir uma guerra.

Versátil, Glória Maria também esteve presente em eventos esportivos internacionais, casos dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles e de 1996, em Atlanta, ambas nos Estados Unidos, e a Copa do Mundo de 1998, na França..

A trabalho, visitou mais de 160 países, e também participou de momentos únicos em termos de entrevistas com artistas internacionais, casos de Michael Jackson, Freddy Mercury e Madonna, quando estes estiveram no Brasil.

Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES