por Marcos Júnior Micheletti
Uma das principais jornalistas brasileiras, Glória Maria morreu em 2 de fevereiro de 2023, aos 73 anos, após quatro anos de tratamento contra um câncer, diagnosticado inicialmente nos pulmões, em 2019, que depois migrou para o cérebro, causa de seu óbito. Glória Maria estava internada no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Carioca nascida em 15 de agosto de 1949, filha de um alfaiate e uma dona de casa, Glória Maria Matta da Silva deixou duas filhas, ambas adotadas: Laura Matta da Silva e Maria Matta da Silva.
Esteve vinculada à Rede Globo desde 1970, ano de sua contratação, onde fez sua primeira reportagem em 20 de novembro de 1971, tornando-se a primeira mulher negra a exercer esta função na televisão brasileira, na cobertura da queda do Elevado Paulo de Frontin, no Rio de Janeiro.
Foi apresentadora do "RJ TV", "Jornal Hoje", "Fantástico" e "Globo Repórter", este o último programa em que trabalhou, até agosto de 2022, em companhia da também jornalista Sandra Annenberg.
COBERTURAS E ENTREVISTAS MARCANTES
Em 1977 ela foi a repórter escolhida pela Globo para cobrir a posse do presidente norte-americano Jimmy Carter, e cinco anos depois, em 1982, tornou-se presença constante na tela da emissora carioca durante a Guerra das Malvinas, na Argentina. Aliás, aqui ela também foi precursora, como primeira repórter brasileira a cobir uma guerra.
Versátil, Glória Maria também esteve presente em eventos esportivos internacionais, casos dos Jogos Olímpicos de 1984 em Los Angeles e de 1996, em Atlanta, ambas nos Estados Unidos, e a Copa do Mundo de 1998, na França..
A trabalho, visitou mais de 160 países, e também participou de momentos únicos em termos de entrevistas com artistas internacionais, casos de Michael Jackson, Freddy Mercury e Madonna, quando estes estiveram no Brasil.
Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro Tempo
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Milton Neves, Geraldo Alckmin e familiares do saudoso atleta. Foto: Fabrício AlmeidaFeliz aniversário, Paraná! Ex-ponta do São Paulo completa 83 anos
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves deixou as marcas de suas mãos no Museu Pelé
Parabéns, Procópio! Marcante como zagueiro e treinador, ele completa 86 anos
Ayrton Senna, que completaria 65 anos, foi garoto-propaganda antes mesmo de estrear na F1
Craque da camisa 5: Um dos grandes volantes brasileiros, Carbone completaria 79 anos
Saudade: Cejas, um dos melhores goleiros da história do Santos completaria 80 anos
Uma foto, uma história! A família Coimbra no alpendre da casa em Quintino
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta segunda-feira
F1: Hamilton domina a Sprint de ponta a ponta em seu primeiro triunfo com a Ferrari
Piastri brilha na classificação em Xangai e conquista sua primeira pole na F1