Gilberto Costa

Ex-volante da Inter de Limeira, Santos, Corinthians, Bahia e Internacional
por Rogério Micheletti
 
Gilberto Costa, meio-campista revelado pelo Santos Futebol Clube no final dos anos 70, campeão paulista pela Internacional de Limeira em 1986 e que defendeu também o Internacional (RS), Corinthians e Atlético Paranaense, mora em Santos (SP), trabalha em projeto de crianças carentes, ao lado de outros grandes ex-jogadores, e está começando a carreira de treinador.
 
Ele já dirigiu a equipe profissional da Portuguesa Santista. Ainda na Briosa, ele foi auxiliar técnico de Serginho Chulapa, em 2008.
 
Gilberto Costa participou do jovem time santista apelidado de "Meninos da Vila? que conquistou o Paulistão de 1978. A principal característica como jogador era o chute forte, principalmente nas cobranças de falta. Nunca jogou na seleção brasileira e sempre se destacou pela sua garra nas equipes por onde passou. Ele foi um dos líderes da Inter de Limeira, dirigida por Pepe, na campanha do título de 1986.
 
Ao lado dele, atuavam na equipe do interior paulista o goleiro Silas (ex-Santos), o lateral-direito João Luís (depois jogou em Portugal e no Palmeiras), o zagueiro Juarez (falecido em desastre de moto), o quarto-zagueiro Bolívar (ex-Grêmio e Portuguesa), o lateral-esquerdo Pecos (jogou também no Coritiba), o volante Manguinha (ex-Guarani), o meia João Batista (ex-Portuguesa), o ponta-direita Tato (atuou também pelo Palmeiras e Atlético Mineiro), o centroavante Kita (ex-Internacional-RS) e Lê (depois foi jogar no São Paulo, Portuguesa, Inter e futebol japonês). "Quando eu cheguei na Inter, os dirigentes falavam que o objetivo principal era não ser rebaixado. Acabamos sendo campeões?, conta.
 
Chegou a ter uma rápida passagem pelo Internacional de Porto Alegre, antes de ser contratado pelo Corinthians, no segundo semestre de 1988. "Foi um time que me marcou muito. Gosto muito da torcida do Corinthians. Até hoje, eu sou parado nas ruas e tratado com muito carinho pelos corintianos?, conta Gilberto Costa, que jogou no alvinegro do Parque São Jorge ao lado do goleiro Ronaldo, do zagueiro Marcelo, do volante Márcio, do meia Sérgio Gil (falecido em acidente de carro), do centroavante Cláudio Adão, entre outros.
 
Com a camisa do Timão, Gilberto Costa atuou em 55 partidas (25 vitórias, 16 empates, 14 derrotas) e marcou cinco gols (fonte: Almanaque do Corinthians - Celso Dario Unzelte).
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES