por Maurício Herschander
Gil Rocha foi um jornalista paranaense, nascido na cidade de Siqueira Campos no dia 14 de agosto de 1959, considerado um dos maiores nomes da comunicação de seu estado. Faleceu no dia 30 de junho de 2023, aos 63 anos, após ser internado por problemas cardíacos.
Interssado por esportes desde a infância, logo aos 15 anos começou sua carreira no jornalismo ao ingressar na Rádio Paiquerê, de Londrina. Mais tarde, em 1981, Gil se formou jornalista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além do rádio, o jornalista também trabalhou na televisão. Sua trajetória nas telas começou quando foi conrtatado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação, a RPC, para a TV Coroados, afiliada da Rede Globo em Londrina. Em seguida, trabalhou como repórter e apresentador do programa Camisa 12, na TV Paranaense.
Ao longo de sua grande carreira, participou da cobertura de quatro Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, inclusive do Tetracampeonato Mundial conquistado pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos, em 1994.
Trabalhando como repórter da Rede Globo, Gil também teve atuação em importantes coberturas esportivas para o estado do Paraná, como os títulos brasileiros do Coritiba, em 1985, e do Athletico-PR, em 2001.
A contribuição de Gil Rocha para a comunicação esportiva de seu estado não fica por aí. O jornalista foi um dos responsáveis pro trazer o tradicional programa Globo Esporte para o Paraná, em 2011.
Seu último trabalho antes de sua morte foi como diretor de jornalismo da Rádio CBN do Paraná.
VEJA PARITICPAÇÃO DE GIL ROCHA NO PROGRAMA TEMPO EXTRA, EM 2022:
Corinthians ou São Paulo, qual é o maior?
Os cavalos sentem frio?
Cavalo e simbologia
Vídeo: confira as imagens do embarque da seleção para a Copa de 1970
Tite evoca Zagallo por título da Copa América e reitera: 'fico até 2022'
Vídeo: Comentaristas do Terceiro Tempo debatem classificação do Brasil à decisão da Copa América
'Desempregado' e veterano, Dani Alves tem proposta de gigante europeu, mas sonha com Barça
Dunga revela porque não convocou Ronaldinho Gaúcho: ?Nunca teve uma atitude?
Tite ganha novo "auxiliar técnico" durante a Copa América
Cheia de defeitos, seleção chega à final da Copa América. Não é hora de parar com a depreciação?