por Maurício Herschander
Gil Rocha foi um jornalista paranaense, nascido na cidade de Siqueira Campos no dia 14 de agosto de 1959, considerado um dos maiores nomes da comunicação de seu estado. Faleceu no dia 30 de junho de 2023, aos 63 anos, após ser internado por problemas cardíacos.
Interssado por esportes desde a infância, logo aos 15 anos começou sua carreira no jornalismo ao ingressar na Rádio Paiquerê, de Londrina. Mais tarde, em 1981, Gil se formou jornalista pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além do rádio, o jornalista também trabalhou na televisão. Sua trajetória nas telas começou quando foi conrtatado como repórter pela Rede Paranaense de Comunicação, a RPC, para a TV Coroados, afiliada da Rede Globo em Londrina. Em seguida, trabalhou como repórter e apresentador do programa Camisa 12, na TV Paranaense.
Ao longo de sua grande carreira, participou da cobertura de quatro Copas do Mundo pela Rádio Paiquerê, inclusive do Tetracampeonato Mundial conquistado pela Seleção Brasileira nos Estados Unidos, em 1994.
Trabalhando como repórter da Rede Globo, Gil também teve atuação em importantes coberturas esportivas para o estado do Paraná, como os títulos brasileiros do Coritiba, em 1985, e do Athletico-PR, em 2001.
A contribuição de Gil Rocha para a comunicação esportiva de seu estado não fica por aí. O jornalista foi um dos responsáveis pro trazer o tradicional programa Globo Esporte para o Paraná, em 2011.
Seu último trabalho antes de sua morte foi como diretor de jornalismo da Rádio CBN do Paraná.
VEJA PARITICPAÇÃO DE GIL ROCHA NO PROGRAMA TEMPO EXTRA, EM 2022:
Olhos no retrovisor: Michael Schumacher em sua primeira vitória guiando pela Ferrari
Alemão foi perfeito na pista molhada de Barcelona há 26 anos. Foto: DivulgaçãoSaudade: Rodrigues Neto, lateral do Brasil na Copa de 78, completaria 75 anos
O saudoso jogador mineiro destacou-se no futebol carioca. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo fez jogando pelo Corinthians
Pelo Italiano, Cagliari recebe o Hellas Verona, que foi goleado na última rodada
As ameaças abomináveis de Renato Gaúcho. Por Wladimir Miranda
Saudade: Há 12 anos morria o jornalista Joelmir Beting
Embalado por seis vitórias seguidas, Corinthians encara o ameaçado Criciúma; as equipes
F1: Norris mostra força e assegura a pole da Sprint no Catar
Saudade: Há cinco anos morria Domingos Piedade, ex-comentarista de automobilismo
Com dez contra onze, 'Fogão depena o Galo' em Buenos Aires e fica com a Taça da Libertadores da América
Saudade: Presidente do período mais vitorioso do Santos, Athiê Jorge Cury morria há 32 anos
Ainda sob risco de rebaixamento, Grêmio recebe o São Paulo neste domingo; as formações